Translate

Monday, September 30, 2013

BIOGRAFIA: GOLOVIN, Alexsandr Yakovlevich (1863-1930).

  
 

 
BIOGRAFIA: GOLOVIN, Alexsandr Yakovlevich (1863-1930).



 
Golovin nasceu em Moscou: ele estudou artes na Escola de Pintura, Arquitetura e Escultura: quando ele frequentava escola de arquitetura ele estudou pintura com V. D. Polenov e I. M. Prynisnikov. Golovin tornou-se destacado artista gráfico, cenógrafo e pintor das vanguardas russas: ele viveu certo período na Europa (1889). Golovin estudou com com Jacques Émile Blanche, R. Colin e O. Merçon (Paris, 1897); ele tornou-se amigo dos pintores das vanguardas Impressionistas, Edgar Degas, P-A. Renoir e de James Whistler, bem como dos escritores Henry James e Marcel Proust.
  
Depois que voltou a viver na Rússia, Golovin passou à criar cenografia teatral: ele trabalhou como cenógrafo para o Teatro Imperial (São Petersburgo, 1899-1917). No início do século XX Golovin se associou ao grupo da influente associação de artistas Mundo da Arte [Mir Iskusstva], liderada por Sergey Diaghilev. Golovin passou a trabalhar em conjunto com Alexandre Benois na montagem da ópera Bóris Godunov (Paris,1909); com música de Modest Mussorgsky, compositor pertencente ao grupo dos Cinco Compositores Russos, cujas músicas foram apresentadas aos parisienses através dos espetáculos de balé e ópera encenados pela Cia Teatral S. P. Diaghilev (Paris, 1909-1929). Golovin foi o cenógrafo e figurinista da primeira apresentação do balé O Pássaro de Fogo, encenado pelos Balés Russos com música de Igor Stravinsky (Paris,1910).
 
Golovin foi contratado para criar cenários para grandes companhias européias, como o Balé de Monte Carlo, de Ida Rubinstein, e para criar cenografia para teatros russos como o MChAT - Teatro de Arte de Moscou (v.), onde foi encenada sob a direção de Vsevolod Meierhold a peça de Kurt Hamsun, As Portas do Reino (1908). Para a ópera Don Giovanni e Uragano, de A. N. Ostrovsky (1910). Golovin também criou os cenários para Orfeu e Eurídice, ópera em três atos de C. W. Glück, com a primeira redação do libreto de R. de Calzabigi, e a segunda redação de P. L. Molin na tradução russa de V. P. Kolomijcov. que estreou sob a direção de Vsevolod E. Meierhold no Teatro Mariinsky (Moscou, 1911).
 
Golovin criou vários cenários para o Teatro Bolshoi: para a ópera Don Quixote (Mincus) e para o balé O Lago dos Cisnes (P. I. Tchaikovsky). O artista criou, em colaboração com Konstantin A. Korovin cenários para Mascarada [Maskarad], drama de M. J. Lermontov que estreou sob a direção de V. Meierhold com música de Mikhail Glazunov, do Grupo dos Cinco Compositores Russos, encenada no Teatro Alexandrinsky (1917). As obras cenográficas de Golovin nunca traíram sua formação de arquiteto, pois sempre apresentaram completo domínio do espaço. Como pintor, o tema predileto de Golovin foi a paisagem: ele também executou muitos retratos de personalidades do meio artístico que frequentava. Entre esses se destacou o retrato do baixo russo Fyodor Chaliapin, no papel de Bóris, na ópera Bóris Godunov, pintura no acervo do Museu Russo de São Petersburgo.
 
 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 
CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, Daniela (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. Moscou: Museu Bachrusín, 1990, p. 102.

 
DICIONÁRIO. CHILVERS, I. The Concise Oxford Dictionary of Art and Artists. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1990. 517p., pp. 245-246. (Oxford reference).

No comments: