Translate

Thursday, December 5, 2013

1917-COMISSARIADO POPULAR PARA EDUCAÇÃO [NARCOMPRÓS: NARODNY KOMISSARIAT PO PROSVESCENYU] (Moscou, novembro, 1917-), E O DEPARTAMENTO DE ARTE FIGURATIVA [IZO], NO COMISSARIADO POPULAR PARA EDUCAÇÃO [NARKOMPRÓS] (Petrogrado e Moscou: fundado pouco depois da Revolução Russa, por decretos datados de 02 dezembro, 1917, 29 janeiro e 11 fevereiro, 1918).

COMISSARIADO POPULAR PARA EDUCAÇÃO [NARCOMPRÓS: NARODNY KOMISSARIAT PO PROSVESCENYU] (Moscou, novembro, 1917-), E O DEPARTAMENTO DE ARTE FIGURATIVA [IZO], NO COMISSARIADO POPULAR PARA EDUCAÇÃO [NARKOMPRÓS] (Petrogrado e Moscou: fundado pouco depois da Revolução Russa, por decretos datados de 02 dezembro, 1917, 29 janeiro e 11 fevereiro, 1918). Destaques; SHTERENBERG, David, Pavel KUSNETZOV, Alexei MORGUNOV, Robert FALK, Alexander RODCHENKO e Wassily KANDINSKY. O Conselho Operário dos Soldados Deputados (Petrogrado, novembro, 1917), organizou sob a direção de Georgy Yamantov o Conselho de Museus e Preservação dos Monumentos Históricos. O Conselho elegeu o grupo conservador do qual participava Aleksander Benua (Benois, 1870-1960), um dos fundadores do Grupo Mundo da Arte [Mir Iskusstva] (v.), empossado depois da Revolução Russa como o primeiro diretor do Museu Ermitage. Um grupo, liderado por Vladimir V. Maiakovsky (1893-1930) viu acontecer o que mais temia: a direção da arte do país continuar na mão dos conservadores, representados pelos mentores do poderoso Mundo da Arte (v.). Os esquerdistas resolveram agir e solicitaram reunião com o Coronel Anatoly Lunacharsky (1875-1933), ocorrida em novembro (1917). Na ocasião, os revolucionários submeteram resolução pedindo ao novo governo autonomia para a criação do novo sistema na educação artística soviética. O jornal Nask Vek publicou (2 dezembro, 1917), a resolução do Coronel Lunacharsky de formar o Comissariado Popular para a Educação [NAKOMPROS], oficializado através de dois decretos publicados posteriormente (29 janeiro e 11 fevereiro de 1918). Poucos anos depois da fundação do Comissariado Popular para Educação [NARKOMPRÓS] (Petrogrado e Moscou) foi fundado o Departamento de Arte Figurativa [IZO]. O primeiro diretor do Comissariado Popular para a Educação foi o coronel Anatoly Lunacharsky (1875-1933), que reorganizou a cultura e a educação soviéticas depois da Revolução Russa (1917-). No Departamento de Arte Figurativa [IZO], do Comissariado Popular para Educação [NARKOMPRÓS], o coronel Lunacharsky colocou à frente a maioria dos artistas plásticos e escritores das vanguardas soviéticas. Alguns dos participantes futuramente formarão o Grupo Comunista-Futurista [KON-FUT] e o Grupo da Frente Esquerdista das Artes [LEF] (v.). Como primeiro diretor do Departamento de Arte Figurativa [IZO] do Comissariado Popular [NARKOMPROS], o coronel Lunacharsky empossou os artistas vanguardistas da nova geração David Shterenberg (1881-1948) e, como secretários, Ivan Albertovich Puni (1894-1956) e Natan Altman (1889-1970). O Narkompros atuou ativamente, sendo administrado por participantes das vanguardas soviéticas, Kasimir Malevich (1878-1935), Natan Altman (1889-1950), Wassily Kandinsky (1866-1944) e Ilya Zdanevich (1894-1975), entre outros. Os vanguardistas criarão o comitê que fundou o Museu de Cultura Artística [MCA] (v. Grupo do Museu de Cultura Artística). A artista Olga Rozanova (1886-1918) tornou-se membro do NARKOMPROS, atuante na seção de Arte Industrial, que organizou conjuntamente com Alexander Rodchenko (1891-1956). Menos de um ano depois da Revolução Russa a União dos Operários da Arte desapareceu, perdida nas suas lutas internas. Em seguida, Vladimir Tatlin (1885-1953) foi apontado diretor do primeiro Comitê do Museu de Cultura Artística [MCA], com Wassily Kandinsky, Aleksey Morgunov (1884-1935), Aleksander Rodchenko, Wladislaw Strzheminsky (1853-1952), Nadeshda Udaltsova (1885-1961) e Sophia Dimishits-Tolstaia (1889-1925). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: ENSAIO. DJAFAROVA, S. Una politica de difusión del arte moderno: los museos de cultura artistica.. Apud CATÁLOGO. LODDER, C., MILNER, J.; BASNER, E.; DJAFÁROVA, S. (Biogr.). La Vanguardia Rusa, 1905-1925 en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color. KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color.

No comments: