Translate

Thursday, December 5, 2013

1918-1932-ESTÚDIO SUPERIOR DE ARTE E TÉCNICA [VKhUTEMAS] (Leningrado (Petrogrado) 1918-1926; Vitebsk, Ucrânia, e outras localidades, na mesma época; e Moscou, 1920-1926); e o INSTITUTO SUPERIOR DE ARTE E TÉCNICA [VKhTEIN] (Moscou, 1926-1930; Leningrado Petrogrado, 1926-1932; Vitebsky, entre outras localidades, na mesma época; v. a seguir).

ESTÚDIO SUPERIOR DE ARTE E TÉCNICA [VKhUTEMAS] (Leningrado (Petrogrado) 1918-1926; Vitebsk, Ucrânia, e outras localidades, na mesma época; e Moscou, 1920-1926); e o INSTITUTO SUPERIOR DE ARTE E TÉCNICA [VKhTEIN] (Moscou, 1926-1930; Leningrado Petrogrado, 1926-1932; Vitebsky, entre outras localidades, na mesma época; v. a seguir). O Estúdio Superior de Arte e Técnica [VKhUTEMAS] foi fundado por decreto de Lenin, que reuniu duas faculdades: o Instituto de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou, onde estudaram Vladimir Tatlin (1885-1953) e Mikhail Larionov (1881-1964), entre outros; e o Instituto Central Stroganov, que ensinou à geração anterior de artistas russos como Konstantin Youon (1875-1958), entre outros. O Estúdio Superior de Arte e Técnica [VKhUTEMAS] surgiu com 2500 estudantes e c. 100 professores, entre eles nomes muito destacados na arte das vanguardas russas. A Faculdade de Artes ensinou Artes Gráficas, Escultura, e Arquitetura; e a Faculdade Industrial promoveu nos seus ateliês cursos de Gravura, Têxteis e Cerâmica, além do Departamento de Metal e Madeira. Quando a escola foi reorganizada (1926), seu nome foi trocado de Estúdio Superior [VKhUTEMAS] para Instituto Superior [VKhUTEIN]. A escola de artes viu nascerem os mais importantes movimentos das vanguardas soviéticas como o Construtivismo, o Racionalismo na arquitetura e o Suprematismo. O Construtivismo permeou as Artes Gráficas e a Arquitetura desde o começo dos ensinamentos da escola, sendo que a obra de El Lissitsky (Lazar Marcovich, 1894-1941), foi logo objeto de exposição (Moscou, 1921). O Suprematismo chegou a faculdade através do ensino de Kazimir Malevich (1878-1935), que se tornou professor da Estúdio Superior de Arte e Técnica [VKhUTEMAS] em (Vitebsk 1922). A estética do Realismo alcançou a faculdade através de Alexander Mikhailovich Rodchenko (1891-1956), e sua esposa, a artista plástica Varvara Stepanova (1894-1958): ambos abraçaram a plataforma Produtivista (1921-). Rodchenko depois se tornou mestre do Departamento de Metal e Madeira (fevereiro, 1922), concentrando seus esforços nos projetos de produtos de Desenho Abstrato e Concreto, através do ensino de Alta Matemática, Geometria Descritiva, Teoria Mecânica, Física, História da Arte e Cultura Política, sendo que nas aulas teóricas estavam incluídos o ensino de Desenho Gráfico e Geometria Espacial. Nas aulas práticas foram ensinadas a Arte da Forja e Eletrotipo, além dos estudantes passarem temporadas estagiando nas fábricas soviéticas. A partir de 1920 o ensino de Rodchenko efetivamente combinou Arte com Tecnologia, um dos princípios da faculdade: foi-lhe oferecida a reitoria do Instituto Superior de Arte e Técnica [VKhUTEIN], cargo que ele recusou (1928). No Estúdio Superior de Arte e Técnica [VKhUTEMAS], todos os estudantes deveriam seguir o curso básico, independentemente da especialidade, escolhida posteriormente, baseado na combinação de algumas matérias de cunho científico e outras da área artística. No começo da década de 1920 foram professores do curso básico Lyubov Popova (1889-1924), que lecionou A máxima influência da cor; Alexander Osmerkin (1892-1953) lecionou Forma através da cor; Aleksandra Ekster (1882-1949) quelecionou Cor no espaço; Ivan Kliun (1873-1942), lecionou Cor no plano; Alexander Rodchenko (1891-1956), lecionou Construção; Alexander Drevin (1899-1938), lecionou Simultaneísmo de forma e cor; Nadezhda Udaltsova (1885-1961), lecionou Volume no espaço; Wladimir Baranoff-Roussiné (Daniel Roussiné, 1888-1942), lecionou Tutela; Nina Niss-Goldman (1893-1990), lecionou Escultura (Moscou, 1919-1926). Foram professores das VKhUTEMAS - VChUTEIN (Moscou): Wassily Vasilievich Kandinsky (1866-1944), Piotr Petrovich Konchalovsky (1876-1956), Ivan Kliun (1873-1942); Alexander Kuprin (1880-1960), assistente de Konstantin Alekseevich Korovin (1861-1939), professor de 1922-1925; Pavel Varfomeevich Kusnetsov (1878-1968), Mikhail Vasilievich Kupryanov (1849-1933) professor de 1922-1930; Alexander Arkadyevich Labas (1900-1983); Alexey Morgunov (1884-1935), professor de 1920-1924); a escultora Vera Ignatievna Mukhina (1889-1953), professora de 1926-1930; Ignaty Nivinsky (1884-1933); Vasily Grigorevich Sachnovsky (1886-1945); David Petrovich Sheterenberg (1881-1948), professor de 1920-1930; Alexander Vasilievich Shevchenko (1882-1948), professor de 1920-1929; e Vladimir Tatlin (1885-1953), professor de 1927-1930. Foram também professores Vladimir Andreeevich Favorsky (1886-1964), Anna Leporskaya (1892-1953), Bóris Danilovich Korolev (1884-1963), professor de 1920-1924; Nikolay Andreevich Tyrsa (1887-1942), professor de 1920-1925; Petr Vasilyevich Miturich (1887-1956), professor de 1922-1930; Alexander Grigorievich Tyschler (1898-1980),professor de 1921-1923; e os professores de escultura Iosif Moiseevich Chaikov (1888-1896), Ylya Lvovich Slonin (1906-1973) e Ivan Yefimov (1844-1930), entre outros. Foram alunos Salomon Borisovich Nikritin (1898-1965), Kliment Nikolaievich Redko (1892-1953), Bóris Fiodorovich Rybchenkov (1899-1994), Yury Prokofievich Shchukin (1904-1935), Alexander Vasilievich Shevchenko (1883-1948) e Ylya Lvovich Slonin, entre outros. LENINGRADO - PETROGRADO (1918-1926) ESTÚDIO SUPERIOR DE ARTE E TÉCNICA [VKhUTEMAS] (Leningrado –Petrogrado, 1918-1926);GRUPO (SOVIÉTICO) DO INSTITUTO SUPERIOR DE ARTE E TÉCNICA [VKhTEIN] (Leningrado - Petrogrado, 1920-1932). Grandes artistas das vanguardas soviéticas foram professores deste instituto que formou eminentes artistas plásticos. Foram professores das VKhUTEMAS – VChUTEIN (Petrogrado, 1920-1930): Nikolay Mikhailovich Chernyshev (1885-1973), Sergey Vasilievich Gerasimov (1885-1964), ambos professores de 1920-1930; Mikhail Vasilievich Matiushin (1861-1934) e Mstislav Dobuzhinsky (1875-1937), ambos professores 1920-1926; Natan Altman (1889-1950) e Alexander Matveyev (1878-1960), ambos professores 1920-1921; Arkady Aleksandrovich Rylov (1870-1939), professor de 1920-1923; Vladimir Tatlin (1885-1953), Osip Emmanuilovich Braz (1873-1936) Dmitry Nikolaevich Kardovsky (1866-1943), professores em 1920-1924; Kuzma Petrov-Vodkin (1879-1939), Alexey Karev (1879-1942), Yury Vastnesov (1900-1973) e Aleksandra Aleksandrovna Ekster (1882-1949), professores em 1921-1922; Kazimir Malevich (1878-1935), professor em 1922-1923; Viktor Sinaisky (1893-1968) e Alexander Savinov (1881-1942), professores 1922-1925; e Dmitry Isidorovich Mitrokhin (1883-1973), professor de 1924-1930. Foram ainda professores Vladimir Mikhailovich Konashevich (1888-1963), Viktor Dmitrievich Zamirailo (1868-1939) e Vladimir Vasilievich Lebedev (1891-1967), entre outros. Foram alunos Georgy Semenovich Vereisky (1886-1962), em 1921-1923; Vladimir Aleksandrovich Tambi (1906-1955), em 1921-1924; Alisa Poret (1902-1984), em 1921-1925; Sophia Zaklikovskaya (1899-1975), em 1921-1926; Lev Yudin (1903-1941), em 1922-1923; David Zagoskin (1900-1942), em 1922-1926; Innokenty Suvorov (1898-1947), em 1922-1927; e Gennady Yepifamov (1900-1975), Nikolai Yevgrafov (1903-1941), Maria Vladimirovna Ender (1897-1942), Anna Leporskaya (1900-1982), Aleksandr Samokhvalov (1894-1971), e Yury Vastnesov (1900-1973), entre outros. No interior dos VKhUTEMAS se formou o Departamento de Arquitetura. REFERÊNCIA SELECIONADA: Vkhutemas. From Wikipedia, the free encyclopedia. Disponível em: Acesso em 03 abril, 2008.

No comments: