Translate

Wednesday, January 8, 2014

BIOGRAFIA: ANNENKOV, Iury Pavlovich (1889-1974).

 
 
BIOGRAFIA: ANNENKOV, Iury Pavlovich (1889-1974).
 
 
O artista gráfico, pintor, cenógrafo teatral e cinematográfico Annenkov nasceu em Petropavlovsk-on-Kamchatka e faleceu em Paris. Annenkov estudou na Universidade de São Petersburgo, enquanto que, na mesma época (1909-1910), frequentava o estúdio do pintor Savely N. Zaidenberg. Annenkov também estudou na escola de Jan Franzevich Cioglinsky (1858-1912); e no Instituto Central de Desenho Técnico (1909-1911), do Barão Alexander von Stieglitz (1814-1884). O artista passou temporada em Paris onde foi aluno dos pintores Maurice Denis (1870-1943) e Félix Vallotton (1865-1925). Annenkov expôs em Paris (1911-1912) e na Suíça (1913), onde passou prolongada temporada quando começou a trabalhar em obras coreográficas. Quando Annenkov voltou a viver na Rússia suas obras passaram a participar de várias mostras vanguardistas, como as da associaçào de artistas União da Juventude (São Petersburgo, 1911; 1914-1924); de mostra do Mundo da Arte (1922); ele expôs na Alemanha e França (1924) e participou da OST/ Associação dos Pintores de Cavalete (1926).

Annenkov iniciou suas atividades como cenógrafo no Cabaré Espelho Curvo [Krivoe Zerkalo], quando ele realizou a cenografia para Homo Sapiens, de N. N. Evreinov (1879-1953); e, na mesma época, para Utopia, de D. Glikman (São Petersburgo, 1912-1913), sob a direção de Nicolai Nicolaevich Evreinov. O artista foi frequente colaborador da revista Teatro e Arte [Teatr i Iskusstvo]. Entre as obras cenográficas de Annenkov destacamos Conto de Natal [A Christmas Carol], de Charles Dickens (1812-1870) e Uma História Violenta [Skeverny Anekdot] de Fiodor Mikailovich Dostoiewski (1821-1881), encenadas no Teatro do Comissariado (1914-1915); para O Nariz, de Nicolai Vasilievich Gógol (1809-1852), realizado para o palco do cabaré Espelho Curvo (1914-1915); para A Revolta das Máquinas, de Alexei Nicolaevich Tolstoi (1883-1945), encenada no Grande Teatro Dramático (Leningrado, 1924).

Annenkov foi um dos artistas que colaboraram para a encenação das festas revolucionárias do dia 1o de Maio (1918); para a representação de massa com mais de 800 atores participantes do Hino ao Trabalho Livre, de Mstislav V. Dobuzhinski (1875-1957) e V. A. Sukov. Annenkov participou com Natan Altman (1889-1970) da cenografia para a segunda representação de A Tomada do Palácio de Inverno (1920). As obras cenográficas do artista participaram da mostra De Bibiena a Dimitriev (Leningrado, 1986); e da exposição Rússia, 1900-1930, Arte Cenográfica (Milão, 1990). Várias das obras cenográficas de Annenkov se encontram com seus desenhos originais no acervo do Museu Teatral Estatal Alekseev Bachrusín (Moscou). A fotografia de Annenkov, na companhia de escritores das vanguardas russas, Mandelstam, Cukovski, e Benedikt Livshits encontra-se reproduzida (INTERNET).

 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, Daniela (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. Moscou: Museu Bachrusín, 1990, p. 112.
 
 
INTERNET. From Wikipedia, the free encyclopedia. Benedikt Livshits. This page was last modified on 12 June 2013 at 12:12. Retrieved from:

18, 2013.

KOVTUN, Y Mikhail Larionov 18811963. Cronicle of the artist's life and work. Translated by Paul Williams. Bournemouth: Parkstone Press, 1998. 175p.: il., retrs., p. 100.

No comments: