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Thursday, January 9, 2014

BIOGRAFIA: KOROVIN, Konstantin Alekseevich (1861-1939).


BIOGRAFIA: KOROVIN, Konstantin Alekseevich (1861-1939).

O artista nasceu em Moscou, mas faleceu em Paris, onde viveu (1923-1939). Korovin foi arquiteto, cenógrafo e pintor destacado: ele recebeu a plena influência do Impressionismo francês e tornou-se o artista mais destacado do Impressionismo russo. Korovin estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura (Moscou, 1875-1883), onde ele foi aluno de Illarion M. Prjanisnikov (1840-1894), Vasily G. Perov (1834-1882), Alexei Kondreatievich Savrasoy (1830-1897) e Vasily Dimitrievich Polenov (1844-1927), todos associados ao Grupo dos Itinerantes. Korovin pertenceu à Academia Imperial de Belas Artes de São Petersburgo, onde expôs suas obras em várias mostras coletivas (1889-); suas obras participaram das mostras do Grupo (Russo - Soviético) da Sociedade para Mostras Itinerantes de Arte, ou seja, do Grupo dos Itinerantes (1889) e das mostras do Grupo (Russo - Soviético) Mundo da Arte [Mir Iskusstva] (1889-1924), organizado por Sergey Diaghilev (1872-1929) e Léon Bakst (1866-1924).
 
 
Korovin pertenceu à União dos Pintores de São Petersburgo e foi membro da Academia de Artes Russas (1905-): ele tornou-se cenógrafo teatral, participante ativo do círculo artístico do mecenas russo, o Duque de Saxe-Meiningen, Savva Ivanovich Mamontov (1841-1918). Korovin tornou-se o cenógrafo oficial da Companhia da Ópera Privada Russa, sediada no Teatro Krotkov fundado por Mamontov (São Petersburgo, 1885-1905). Nesse teatro o mecenas colocou em cena a experiência teatral e cênica adquirida pelos artistas que ele patrocinava, cantores de ópera, artistas plásticos, cenógrafos e figurinistas que viviam na Colônia de Artistas Abramcevo (1870-1880). As primeiras obras encenadas no teatro particular foram comédias, e depois, até mesmo algumas óperas para as quais Mamontov escreveu o libreto; essa era a forma de entretenimento das famílias socialmente bem posicionadas. No seu teatro Mamontov incentivou os escritores, cenógrafos e figurinistas a respeitarem com precisão os temas históricos e permitiu aos atores a máxima liberdade de movimentos, com pouca ênfase na extravagância da encenação teatral, usual na época. Nessas condições K. A. Korovin, Vasily Polenov e Mikhail Vrubel (185-1910) sugeriram novas soluções cênicas para Uriel Acosta (1885), com libreto de Polenov; e para a ópera O Sultão Zaltan [Skaska o care Saltane], com libreto de Vrubel (1900).
 
 
Korovin foi o cenógrafo de obras importantes como Demônio, ópera em quatro atos com prólogo e libreto de Pavel Aleksandrovich Viskovatov (1842-1905), com música de Anton Grigorievich Rubinstein (1829-1894), encenada com a cenografia e figurinos de M. Vrubel, com a regência do maestro Félix M. Blumenfeld (1863-1931), sob a direção de A. J. Morosov, encenada no Teatro Mariinsky (São Petersburgo, 1902). O interior desse teatro, hoje Teatro Kirov, se encontra com sua fotografia reproduzida (SHEAD, 1989: 10). Korovin foi o cenógrafo e figurinista da ópera em quatro atos A Lenda da Invisível Cidade de Kitez e da Virgem Fevrônia, com a música de N. A. Rimsky-Korsakov (v. Grupo dos Cinco), com libreto de V. I. Belsky, baseado nas lendas do folclore russo. A ópera foi encenada sob a regência musical do maestro F. M. Blumenfeld, com a direção de V. P. Skafer no Teatro Mariinsky (1907); e da ópera em três atos o O Galo de Ouro, com música de N. A. Rimsky-Korsakov (1844-1908), libreto de V. I. Belski, baseada na obra de Alexander S. Puskin (1799-1837), que estreou sob a regência do maestro V. I. Suk e a direção de V. P. Skafer no Teatro Bolshoi (Moscou, 1909). Korovin tornou-se o Diretor Cenográfico do Teatro Imperial (São Petersburgo, 1910-1916).
 
 
Artistas das vanguardas russas viveram na Colônia Talaskino, patrocinada pela princesa Maria Tenisheva como Aleksandr Golovin (1863-1930), Konstantin Korovin, Nicolay Roerich (1874-1947), Sergey Vasilyevich Maliutin (1859-1890) e Mikhail Vrubel. Posteriormente esses artistas se tornaram colaboradores de seu teatro, que aliou a arte popular russa mais primitiva com a exuberância da estética mais popular da época no estilo daArte Nova [Art Nouveau]. Alguns dos artistas plásticos, pintores, cenógrafos e figurinistas que participaram de grupo experimental na Colônia de Artistas Talaskino, se transformaram nos mais destacados cenógrafos e figurinistas das vanguardas russas no Ocidente, através de sua participação nos Balés Russos [Ballets Russes] de Sergey Diaghilev (Paris, 1909-1929).
 
 
 
Korovin manteve ateliê, onde deu aulas; foi seu assistente Aleksandr Vassilievich Kuprin (1880-1960), que voltou à Rússia depois de estudar arte em Paris (1913-1914). Korovin e Kuprin participaram dos projetos e da decoração das ditas, Festas Revolucionárias (Moscou, 1918-1922); e suas obras participaram da I Exposição Internacional de Arte Russa, realizada na Galeria Van Diemenn (Berlim, 1922) e da Bienal de Veneza (1924). Devido a mudança do cenário artístico russo, que, desde a ascensão ao poder (1924-1953) de Iósif Vissarionovich Stalin (1878-1953), iniciou a perseguição aos vanguardistas, K. A. Korovin emigrou para a França: ele viveu no país até o final de sua vida e faleceu em Paris. As pinturas e obras cenográficas de Korovin foram incluídas em inúmeras mostras póstumas como a Tesouros do Museu Bachrusín (Moscou, 1980); da mostra 225o Aniversário da Academia de Belas Artes da Rússia (Moscou, 1983); da exposição Os Pintores e o Teatro do Século XX (Frankfurt, Alemanha; Avignon, França; 1986); da exposição Shaliapin e o Teatro Musical Russo (Moscou, 1988); da mostra Impressionismo Teatral (Voronez, Rússia); e da exposição Arte Cênica, Rússia 1900-1930 [L' Arte della Scena, Rusia 1900-1930], organizada com parte do acervo do Museu Central Teatral Bachrusín (Moscou) e inaugurada na Galeria Electa (Milão, 1990). Todas as mostras citadas publicaram catálogos.


 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
 
 

CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, D. (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. Moscou: Museu Bachrusín, 1990, pp. 18, 66.

 
 
INTERNET. Russian Art and Books: Results for Information : Imperial, Soviet and Emigrant Paintings. Personalia. Page 1-26. Disponível: www.russianartandbooks.com/cgi-bin/russianart/view/Information.html>Acesso: 11 nov., 2009.

 
 
SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 10-13.


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