Translate

Tuesday, January 14, 2014

BIOGRAFIA: KLUTSIS, Gustav Gustavovich (1895-1944).


BIOGRAFIA: KLUTSIS, Gustav Gustavovich (1895-1944).



O artista plástico, desenhista e ilustrador G. Klutsis, se destacou nas Artes Gráficas soviéticas, especialmente na produção de cartazes de propaganda estatal. Klutsis nasceu na Lituânia quando esse território pertencia à Rússia; ele estudou na Academia de Belas Artes (Riga,1913-1915); e no Curso de Desenho da Sociedade para o Encorajamento das Artes (São Petersburgo, 1912-1917). Durante a Revolução Russa Klutsis se engajou no 9º Regimento de Infantaria; depois desse período o futuro artista foi aluno de Kasemir Malevich (1878-1935), nos Ateliês Livres Estatais [SVOMAS]. O artista produziu seus primeiros cartazes em comemoração ao Dia do Trabalho (1º maio, 1918). No ano seguinte Klutsis criou sua primeira Fotomontagem (1919; v.); ele frequentou (1919-1920) os ateliês de Konstantin Korovin (1861-1939), Ilya Maschov (1881-1944), Mikhail Menhkov (1885-1921) e de Anton Pvsner (1886-1962).

  
 
Obras Construtivistas de Klutsis participaram da Exposição do Boulevard Tverskoi, quando foi divulgado o Manifesto Realista, que o artista assinou (1920: v. Manifestos, abaixo). Klutsis expôs suas pinturas no Grupo Supremus, liderado por Malevich, em Vitebsk, bem como em Moscou (1921). O artista prosseguiu seus estudos no Instituto Estatal de Cultura Artística [INKhUK] (1921-1923) e foi professor-adjunto nos Estúdios Superiores de Arte e Técnica [VChUTEMAS] (Moscou). Klutsis foi fundador, juntamente com Sergey Yakovlevich Senkin (1894-1963), do Ateliê de Arte Revolucionária (Moscou, 1923).

 
 
Klutsis criou cartazes, com tipografia original (v. Técnicas na arte: Fotomontagens na Arte Gráfica Soviética, abaixo), além de projetos de Agit.-Prop. [Agitação-Propagandística], juntamente com sua esposa, a artista plástica Valentina Kulagina-Klutsis (1902-1987). O artista projetou mobiliário urbano e criou o cartaz para o IV Congresso da III Internacional, além de cartaz de propaganda para a festa do V Aniversário da Revolução Russa (1922). Na mesma época Klutsis tornou-se colaborador da revista de cinema e fotografia Kino Fot [Cine Foto](1922), editada por Aleksei Gan (1893-1940).

 
As obras de Klutsis participaram da I Mostra Internacional de Arte Russa, realizada na Galeria Van Diemenn (Berlim, 1922). No ano seguinte o artista tornou-se colaborador e redator da revista editada por V. V. Maiakovski (1893-1930), a Lef/ Frente Esquerdista das Artes (1923-1925; v.). Obras de Klutsis participaram da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, dita, Exposição Universal (Paris, 1925). Foi nessa época que Klutsis ilustrou o poema de Maiakovski dedicado a Lênin; e organizou, juntamente com El Lissitsky (1890-1941) a mostra de Artes Gráficas denominada de Exposição Pan-Soviética de Poligrafia (Moscou, 1927). Valentina Kulagina-Klutsis, juntamente com seu marido, Gustav Klutsis, organizou a Seção de Fotografia da URSS; e Klutsis criou a seção A Jornada de Trabalho de Sete Horas, ambas para a mostra internacional Pressa [Imprensa] (Colônia, 1928), na qual também trabalhou Sergey Senkin.

 

Foi como destacado fotógrafo amador que Klutsis tornou-se um dos fundadores do Grupo (Internacional) Outubro [Oktiabr] (Stuttgart, Alemanha; Moscou, URSS, 1928-1931, v.), que apresentou diversidade multidisciplinar de participantes, russos, alemães e mexicanos: cineastas como Sergey Eisenstein (1898-1948), associado ao muralista mexicano Diego Rivera (1879-1953), arquitetos como os irmãos Vesnin, Victor (1902-1950) e Aleksandr (1883-1959); e cineasta, inventor do dito, Pinscreen, Alexander Alexeieff (1901-1982); e artistas gráficos como Dmitry Moor (1883-1946), Aleksandr Deineka (1899-1969), A. I. Dansky, entre outros, pertencentes às vanguardas artísticas de vários países. Klutsis assinou o Manifesto do grupo Outubro, conforme citado (ALBERA, 2002: 194). Obras de Klutsis participaram da primeira e da segunda mostra do grupo (Stuttgart, 1928; Moscou, 1930).
 
 
 
 Foi criação de Klutsis a primeira aplicação da técnica de Fotomontagem em cartões postais; o artista Construtivista participou do Congresso FIFO - Filme e Fotografia (Stuttgart, 1929); e da Exposicão de Fotomontagens (Berlim, 1931), Obras de Klutsis também participaram da mostra internacional A Arte do Livro (Paris); várias obras gráficas de Klutsis participaram de mostras européias itinerantes à Bélgica, Itália e Inglaterra. O artista foi consultor e organizador do estande soviético na Exposição Internacional de Artes e Técnicas, dita, Exposição Universal (Paris, 1937). Klutsis participou do grupo científico do Instituto de Literatura, Arte e Idiomas da Academia Comunista: ele foi eleito Presidente-Deputado da Sociedade dos Operários dos Cartazes Revolucionários. No entanto, apesar de todos os inúmeros serviços que Klutsis prestou às organizações estatais soviéticas, ele não escapou das perseguições do governo de Iósif Stalin. Klutsis foi preso, internado e faleceu em campo de trabalhos forçados no Kazaquistão (Ásia Central; c.1938-1944).

 
 
Vários cartazes criados por Klutsis e esposa, Valentina participaram da mostra Gráfica Utópica, Arte Gráfica Russa 1904-1942, realizada com curadoria de Evandro Salles no CCBB (Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, 2001-2002). Os cartazes Saudações ao Gigante Mundial Posto em Marcha (1931, litografia, 144 cm x 101 cm) e Com a Bandeira de Lênin Vencemos as Batalhas da Revolução (1933, litografia 102 cm x 73 cm), de Klutsis, ambos no acervo do Museu Central Estatal da História Contemporânea da Rússia, bem como as capas das revistas Estudante Proletário (1923, 27,3 cm x 19 cm) e Construção em Moscou (1929, 30 cm x 22 cm) no acervo do Museu Maiakovski (Moscou), além do cartaz obra coletiva de Klutsis, Sergey Senkin e Aleksandr Rodchenko (1924, litografia, 107 cm x 72 cm), todos foram apresentados na mostra e se encontram reproduzidos no catálogo. Vários cartazes de Klutsis criados para as competições sportive, Spartakiades (Moscou, 1928), se encontram reproduzidos (LECLANCHE-BOULÉ, 1991: 62-68).



A obra do artista, que caiu em desgraça durante certo período, foi resgatada pelo Museu de Riga, onde Klutsis foi homenageado com retrospectiva de suas obras nas Artes Gráficas (1970). Klutsis foi homenageado internacionalmente com mostra retrospectiva no MOMA - Museu de Arte Moderna (Nova York, 2012). Klutsis escreveu o texto teórico A Fotomontagem como Forma da Nova Arte Publicitária, artigo publicado inicialmente na revista Izo-Front (Moscou, 1931) e, traduzido como Fotomontage Austellung (Berlin: 1931).

 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


 

ALBERA, F. Eisenstein e o construtivismo russo - A dramaturgia da forma em "Stuttgart". Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac e Naify, 2002, p. 194.

 
 

CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.;.WEBER, J. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10May, 12992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732 p.: il., pp. 03, 06, 21.

 
 

CATÁLOGO. SALLES, E. (Cur,). Gráfica Utópica: Arte Gráfica Russa 1904-1942. Rio de Janeiro: CCBB/ Centro Cultural Banco do Brasil, 2002, pp. 60-61, 82-83, 156-157.

 
 

DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-PhilippeBreuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., p. 340. (Dictionnaires specialisés).


 

DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 341.

 
 

LECLANCHE-BOULÉ, C. Le Construtivisme Russe: typographies et photomontages. Documentation Marc Martin-Malburet. Paris: Flammarion, 1991. 173p.: il., retrs., pp. 62, 66, 68, 151.

No comments: