Translate

Monday, January 13, 2014

TÉCNICAS NA ARTE (INTERNACIONAL): FOTOMONTAGEM NA ARTE GRÁFICA SOVIÉTICA (Moscou, c.1918-1932).



TÉCNICAS NA ARTE (INTERNACIONAL): FOTOMONTAGEM NA ARTE GRÁFICA SOVIÉTICA (Moscou, c. 1918-1932).


Na URSS. foi de autoria de Alexander Rodchenko (1891-1956) as ilustrações com Fotomontagens, para primeiro livro soviético com texto de seu amigo e poeta apaixonado, V. V. Maiakovsky: Pro Eto (Para ela, c. 1922), dedicado à Lili Brik. As imagens originais de Rodchenko estiveram em exposição na mostra com curadoria de Evandro Salles, a Gráfica Utópica: Arte Gráfica Russa 1904-1942, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB - Rio de Janeiro, 2002).



A artista russa, Valentina Khodasevich (1894-1970), se destacou nas Artes Gráficas soviéticas: ela criou cartazes, ilustrações e capas de livros. As obras de Khodasevich participaram da Exposição Internacional do Livro (Florença, 1922). O artista gráfico Gustav Klutsis (1895-c.1944), foi colaborador da revista de cinema e fotografia Cine Foto (Kino Fot, 1922), editada por Aleksey Gan (1893-1940). As obras de Klutsis participaram da I Mostra Internacional de Arte Russa, realizada na Galeria Van Diemenn (Berlim, 1922). No ano seguinte o artista tornou-se colaborador e redator da revista Lef, editada por V. V. Mayakowsky, para o Grupo da Frente Esquerdista das Artes (LEF: 1923-1925; v.). Obras de Klutsis participaram da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, dita, Exposição Universal (Paris, 1925). Foi nessa época que Klutsis ilustrou o poema de Mayakowsky dedicado à Lênin; e organizou, juntamente com El Lissitsky, a mostra de Artes Gráficas, denominada de Exposição Pan-Soviética de Poligrafia (Moscou, 1927). Foi criação de Gustav Klutsis, a primeira aplicação da técnica de Fotomontagem em cartões postais; o artista Construtivista participou do Congresso Filme e Fotografia (FIFO - Stuttgart, Alemanha, 1929).





A artista russa Valentina Kulagina-Klutsis (1902-1987), criou suas primeiras obras na técnica de Fotomontagem (1925) e, juntamente com seu marido Gustav Klutsis (1895-1938), organizou a Seção de Fotografia da URSS; e Klutsis criou a seção A Jornada de Trabalho de Sete Horas, ambas para a mostra internacional Imprensa (Pressa, Colônia, 1928), na qual também trabalhou Sergey Yacovlevich Senkin (1894-1963). Kulagina e Klutsis aderiram ao grupo multidisciplinar internacional Outubro (Stuttgart, 1928) formado na Alemanha com a adesão de artistas de várias nacionalidades. Obras de Kulagina e Klutsis participaram da exposição do Grupo Outubro (Moscou, 1930); da Exposicão de Fotomontagens (Berlim, 1931); e da mostra Cartazes à serviço do Plano Quinqüenal de Moscou (Moscou,1932). Klutsis escreveu o texto teórico A fotomontagem como forma da nova arte publicitária, publicado inicialmente na revista Izo-Front (Moscou, 1931) e, traduzido como Fotomontage Austellung (Berlin: 1931). Vários dos cartazes criados por Klutsis e esposa,Valentina Koulagina-Klutsis participaram da mostra que publicou catálogo ilustrado, Gráfica Utópica, Arte Gráfica Russa 1904-1942, realizada com curadoria de Evandro Salles no CCBB (Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, 2001-2002).





A exposição Recorte & Cole: Fotomontagens Européias 1920-1945 (Cut & Paste: European Photomontage 1920-1945), na Coleção Estorick de Arte Moderna Italiana, ofereceu a oportunidade de o público apreciar obras de grandes precursores e inovadores, criadores de fotomontagens, com tesoura, cola, pincel e tinta para retoque. Essa mostra possibilitou a redescoberta das fontes das imagens modernas, através da apresentação conjunta das obras de artistas, mais e menos conhecidos (Londres, 39 Canonbury Square, Islinghton, dez., 2008).

 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


 

ALBERA, F. Eisenstein e o construtivismo russo - A dramaturgia da forma em "Stuttgart". Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac e Naify, 2002, pp. 194.

 

 

CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C. La Vanguardia Rusa, 1905-1925 en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color., pp. 03, 06, 21.

 

 

CATÁLOGO. SALLES, E. (Cur,). Gráfica Utópica: Arte Gráfica Russa 1904-1942. Rio de Janeiro: CCBB/ Centro Cultural Banco do Brasil, 2002, pp. 60-61, 82-83, 156-157.

 

 

DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-Philippe Breuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., p. 340. (Dictionnaires specialisés).

 

 

DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 341.

 

 

INTERNET. Art Knowledge News - Keeping You in Touch with the World of Art..Disponível: "Art News" <signups@artknowledgenews.com>.Acesso: 02 jan., 2011.

 

 

INTERNET. Russian Art and Books. © Helix Art Center 2009 powered by bibliopolis terms, Imperial, Soviet and Emigrant Paintings. Personalia. Pages 01-26. Disponível: <http://www.russianartandbooks.com/cgi-bin/russianart/view/Information.html> Acesso: 15 nov., 2009.

 

LECLANCHE-BOULÉ, C. Le Construtivisme Russe: typographies et photomontages. Documentation Marc Martin-Malburet. Paris: Flammarion, 1991. 173p.: il., retrs., pp. 62, 66, 68, 151.
 

No comments: