Translate

Wednesday, January 29, 2014

BIOGRAFIA: SENKINE, Sergei Yakovlevich (1893-1963).



BIOGRAFIA: SENKINE, Sergei Yakovlevich (1893-1963).


 

O artista estudou no Instituto de Pintura, Escultura e Arquitetura (Moscou, 1914-1915); Senkine tornou-se aluno de Kazimir Malevich (1878-1935) nos SVOMAS [Ateliês Livres de Arte], e foi, durante alguns anos, membro do grupo Supremus ou Suprematista, liderado por Malevich. Senkine expôs suas obras nas mostras do grupo UNOVIS [Grupo Novo da Arte] (Vitebsk - Moscou, 1921) e trabalhou nos encontros de Agit.-Prop. [Agitação Popagandística] (1918-1921). Em conjunto com Gustavo Klutsis (1895-1938), Senkine criou o Ateliê de Arte Revolucionária de inspiração Suprematista (Moscou, 1923), Senkine tornou-se associado ao grupo LEF [Frente Esquerdista das Artes] (1925), liderado por V. Maiakovsky e trabalhou na equipe de redação da revista Lef, que o grupo publicou. Depois de criar juntamente com Klutsis a fotomontagem Lênin para a revista A Jovem Guarda, Senkine passou a dedicar-se principalmente à composição de fotomontagens.


O artista participou, juntamente dom G. Klutsis, da organização do pavilhão soviético na mostra Pressa [Imprensa] (Colônia, 1928), bem como da confecção do catálogo para a mesma mostra, realizado conjuntamente com El Lissitsky (1890-1941). Senkine participou da mostra coletiva do grupo multidisciplinar Outubro [Oktiabr] (Moscou, 1930); da mostra Fotomontagens (Berlim, 1931), e, a partir desta data, Senkine executou inúmeras obras na técnica de fotomontagem, destinadas a serem publicadas na revista A U.R.S.S. em Construção.



Um cartaz, obra coletiva de Gustav Klutsis, Sergei Senkine e Aleksandr Rodchenko (1924, litografia, 107 x 72 cm), foi apresentado na mostra Gráfica Utópica, Arte Gráfica Russa 1904-1942, realizada com curadoria de Evandro Salles no CCBB (Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, 2001-2002), e se encontra reproduzido no catálogo. Vários cartazes de Klutsis criados para as competições esportivas Spartakiades (Moscou, 1928), se encontram reproduzidos (LECLANCHE-BOULÉ, 1991: 62-68).

 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:



ALBERA, F. Eisenstein e o construtivismo russo - A dramaturgia da forma em "Stuttgart". Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac e Naify, 2002, pp. 184, 197, 201, 203.



CATÁLOGO. SALLES, E. (Cur,). Gráfica Utópica: Arte Gráfica Russa 1904-1942. Rio de Janeiro: CCBB/ Centro Cultural Banco do Brasil, 2001, pp. 60-61, 82-83, 156-157.



 

LECLANCHE-BOULÉ, C. Le Construtivisme Russe: typographies et photomontages. Documentation Marc Martin-Malburet. Paris: Flammarion, 1991. 173p.: il., retrs., p. 153.

No comments: