Translate

Friday, May 9, 2014

BIOGRAFIA: SAPUNOV, Nikolay Nicolaevich (1880-1912).

 
BIOGRAFIA: SAPUNOV, Nikolay Nicolaevich (1880-1912).

 
O arquiteto, artista plástico e cenógrafo nasceu em Moscou e faleceu em Terioki (Rússia). Sapunov estudou nos cursos de I. I. Levitan no Instituto de Pintura, Escultura e Arquitetura (Moscou, 1893-1901). Sapunov também estudou com A. Kiselev, na Academia de Belas Artes (São Petersburgo). Durante dois anos o artista foi assistente de Konstantin A. Korovin, traduzindo suas obras cenográficas para o palco do Teatro Bolschoi (Moscou).

 
A conhecida atriz Vera Kommissarjevskaia, que mantinha seu próprio teatro onde atuou o ator Anatoly P. Nelydov, que, mais tarde, se tornou diretor do Teatro Pushkin (Leningrado), propôs que o diretor Vsevolod Meyerhold trabalhasse para ela na cidade onde viviam o Czar e a nobreza russa (São Petersburgo). No teatro de Vera o diretor encenou a Irmã Beatrice, de Maurice de Maeterlinck; A Barraca do Saltimbanco (1906), peça de autoria de Aleksandr Blok, na qual atuou Vera Komissarzevskaia sob a direção dele, sendo a cenografia e figurinos de Nikolay Sapunov.

Essa peça, com os fundamentos do Simbolismo - movimento das vanguardas da época - apresentou a visão fantástica do dito, outro mundo, em oposição à visão filosófica do mundo existente na época. Como cenógrafo Sapunov compreendeu verdadeiramente o significado ambivalente do texto, e projetou um palco dentro do palco: o palco externo, suspenso, e outro interno, onde se desenrolaram as cenas da vida doméstica que expressavam a dualidade do impasse filosófico presente na peça. Esta obra de Blok foi dedicada à V. Meyerhold, dentro da proposta filosófica de Vera Komissarzevskaia, que produziu-a em conformidade com o teatro intimista da época, obras encenadas nos principais teatros em Moscou e São Petersburgo. No mesmo ano Sapunov foi o cenógrafo de Hedda Gabler, de Henryk Ibsen, peça igualmente dirigida por Meyerhold. O Teatro Dramático de Vera Komissarzevskaia, foi frequentado pelas vanguardas russas e por artistas do Mundo da Arte, grupo liderado por Sergey Diaghilev.
 

Sapunov trabalhou como cenógrafo para o Teatro - Estúdio Povarskaia (Moscou) e criou a cenografia e figurinos para O Burguês Cavalheiro (1911), conhecida comédia de Molière, dirigida por F. F. Komissarzevsky e encenada no Teatro Nezlobin (Moscou). Posteriormente, obras cenográficas de Sapunov participaram da mostra Arte Cenográfica: Rússia, 1900-1930 [Rusia 1900-1930: l'Arte della Scena], que apresentou o acervo do Museu Teatral Estatal Central A. A Bakhruchin (Moscou), na Galeria Electa (Milão, 1990).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:



CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, D. (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. Moscou: Museu Bachrusín, 1990, pp. 18-19, 100.


SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 16-17.

No comments: