Translate

Friday, May 9, 2014

1922-1932-GRUPO PERFORMÁTICO (SOVIÉTICO) BLUSÃO AZUL [SINJAIA BLUSA] (Moscou).

GRUPO PERFORMÁTICO (SOVIÉTICO) BLUSÃO AZUL [SINJAIA BLUSA] (Moscou, c. outubro, 1922-1932) Destaques: AISEMBERG, Nina, Vasily SACHNOVSKY. O grupo utilizou como cenário inovador, grandes cartazes colocados no palco, colados sobre anteparo de madeira, com aberturas onde apareciam as cabeças dos performáticos. As performances do Grupo (Soviético) Blusão Azul, apresentaram temas políticos, de sátira social e de costumes. Os artistas recitavam textos referentes aos vários acontecimentos de sua época. As performances foram baseadas no estilo circense do teatro de variedades, incluindo acrobacias e movimentos de ginástica realizados em cena, como que inspirados no anárquico teatro Futurista (Itália. 1910-), de F. T. Marinetti (1876-1944). O grupo também recebeu a influência da teoria corporal biomecânica, de Vsevolod Meyerhold (Vsevolod Emilovich Meyerhold: Karl Theodor Kasimir Meiergold, 1874-1942). O Grupo Blusão Azul formou vários núcleos ativos por toda a Rússia e chegou a ter cerca de 100.000 pessoas envolvidas, que criavam produções industrializadas em larga escala. A intenção foi conquistar as massas, quando o grupo utilizou o dito, Clube do Teatro, para sua divulgação. A apresentação da peça Zorro foi encenada pelo Grupo do Blusão Azul (Moscou, 1923), com cenários e figurinos de Nina Aisenberg (1902-1974). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. SALLES, E. Gráfica Utópica. Arte Gráfica Russa, 1904-1942. Tradução de Paulo Cypriano. Rio de Janeiro: CCBB, 2002, pp. 13, 28-30, 42-49, 86-149, 156-159, 171. CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 416, 612. GOLDBERG, R. Performance Art: from Futurism to the Present. London: Thames and Hudson 2001. 206 p., il., algumas color., pp. 46-47. (world of art).

No comments: