Translate

Saturday, May 10, 2014

1917-1936-TEATRO DE ARTE DE MOSCOU I, II, III [MChAT – I, II, III] (Moscou).

TEATRO DE ARTE DE MOSCOU I, II, III [MChAT – I, II, III] (Moscou, 1917-1936). Depois assumir o posto de Comissário Vermelho, Vsevolod Meyerhold (1874-1942) tornou-se Diretor do Comissariado Popular Para a Educação [NARKOMPROS - NARODNY KOMISSARIAT PO PROSVESCENYU], fundado em Moscou (novembro, 1917-, v.). E, com apoio estatal, fundou em um prédio em ruínas o Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou [Pervaja studja MChAT- Moskovskyi chodozestvennyi teatr, conhecido como RSFSR-1: esse teatro se fundiu, dois anos depois, com o Teatro K. N. Nezlobin, dirigido por Fyodor Komissarzhevsky (1832-1905) que ficou conhecido como o Teatro Meyerhold. O escritor e teatrólogo russo Vladimir Nemirovich-Danchenko (1858-1943), foi cofundador, juntamente com Konstantin Sergeeevich Stanislavsky (1863-1938), do Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou [Pervaja studja MChAT- Moskovskyi chodozestvennyi teatr], conhecido como MChAT – I. O teatro se situava na Galeria Karetnaja, no prédio do Teatro Ermitage, e, alguns anos depois, foi transferido para suas novas instalações na Passagem do Teatro de Arte (Serchtel, 1902-1905). Stanislavsky criou, juntamente com L. A. Surlezicky, o teatro que ficou conhecido como o MChAT-II (1924 - fevereiro, 1936). O MChAT-II encenou como espetáculo inaugural a peça O Naufrágio da Esperança, do escritore e teatrologo holandês Herman Heyjermans (Koos Habbema, Samuel Falkland, 1864-1924). Evgeny Bagratianovich Vakhtangov (1883-1922), aluno de Stanislavsky, organizou seu primeiro estúdio chamado de Ostozhenka em um pequeno apartamento, encenando espetáculos underground (Moscou, 1917). O professor e diretor teatral saiu das sombras, quando organizou o Estúdio Dramático Moscovita de E. B. Vakhtangov (1918), que encenou como espetáculo inaugural a peça Milagre de Santo Antônio, de Maurice de Maeterlinck (1862-1949). Esse estúdio posteriormente assumiu a denominação de Terceiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou [Tret'ja studija MChAT] (1920), mas, no ano seguinte (29 janeiro, 1921), se transformou no novo Teatro Vakhtangov (ATTI & FERRETTI, 1990). Konstantin Andreievich Somov (1869-1939), artista egresso do Instituto de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou (v.), foi cenógrafo da Ópera Privada Russa na Colônia Abramcevo (Moscou, 1885-1886, v.). Somov trabalhou para o MChAT, também conhecido como Teatro Stanislavsky, quando dirigiu o laboratório cenográfico (1898-1912; 1925). O maestro, pianista e compositor Sergey Rachmaninov (1873-1943), que também trabalhou para a Ópera Privada Russa na Colônia Abramcevo, compôs a canção Carta a K. S. Stanislavsky para Voz e Piano, que Chaliapin (Fyodor Ivanovich Shalyapin, 1873-1938), outro participante da Colônia Abramcevo (v.), interpretou, no espetáculo realizado no Teatro de Arte de Moscou (14 outubro, 1908). REFERÊNCIA SELECIONADA: CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, D. (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. Moscou: Museu Bachrusín, 1990, p. 100.

No comments: