Translate

Tuesday, June 3, 2014

BIOGRAFIA: KALMAKOV, Nikolay Konstantinovich (1873-1955).

 
BIOGRAFIA: KALMAKOV, Nikolay Konstantinovich (1873-1955).

 
O artista plástico multimídia N. K. Kalmakov foi pintor, artista gráfico, cenógrafo e figurinista: ele nasceu em Nervi (Rússia) e faleceu em Chelles (França). O artista estudou Direito na Universidade de São Petersburgo. No início do século XX, Kalmakov se associou ao Grupo (Russo - -Soviético) Mundo da Arte [Mir Iskusstva] (1889-1924) (v.), associação de artistas plásticos organizada por Sergey Diaghilev (1872-1929). O grupo promoveu mostra coletiva anual; obras de Kalmakov participaram de várias exposições (São Petersburgo, 1903-1911).


Kalmakov se tornou cenógrafo teatral e colaborador do pequeno teatro pertencente à atriz Vera Komissarzhevskaia (1864-1910), frequentado pelas vanguardas artísticas, principalmente pelos artistas do grupo citado. Foram encenados alguns dramas, como Máscara Negra (1908), de L. N. Andreyev sob a direção de A. P. Zonov e de F. F. Komissarzhevsky, pai de Vera, que estreou com cenografia e figurinos de Kalmakov. O artista também criou a cenografia e figurinos para a peça censurada no exterior, Salomé, de autoria do escritor inglês Oscar Wilde (1854-1900), sendo que a encenação russa suscitou vivos protestos por parte da sociedade conservadora e das autoridades eclesiásticas (São Petersburgo, 1908). Essa mesma peça, que estreou com o autor no papel de Salomé, foi encenada anos mais tarde no Teatro de Câmara [Kamerny] (1917), de Alexandre Tairov (1885-1950), com cenografia e figurinos revolucionários de Aleksandra Ekster (1882-1949). Kalmakov foi o cenógrafo e figurinista de Anátema [Anafema] (1909),de autoria de L. N. Andreyev.


Na década de 1920 Kalmakov emigrou para a França: apesar de ter participado do grupo russo de S. P. Diaghilev, empresário organizador dos Balés Russos (Paris, 1909-1929), ele não realizou nenhuma cenografia para a companhia, como vários outros artistas participantes do Mundo da Arte.

 
 
 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 

BOWLT, J. Russian Art of The Avant-Garde: Theory and Criticism, 1902-1934. London: Thames & Hudson, 1976. 1988, pp. 240-243.



 

CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, Daniela (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. Moscou: Museu Bachrusín, 1990, pp. 17-18, 90.



 

KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., p. 250.



 

INTERNET. Russian Art and Books. © Helix Art Center 2009 powered by bibliopolis terms, Imperial, Soviet and Emigrant Paintings. Personalia. Pages 01-26. Disponível: <http://www.russianartandbooks.com/cgi-bin/russianart/view/Information.html> Acesso: 15 nov., 2009.

No comments: