Translate

Tuesday, June 3, 2014

BIOGRAFIA: KUZNETSOV, Pavel Varfolomeevich (1878-1968).



BIOGRAFIA: KUZNETSOV, Pavel Varfolomeevich (1878-1968).


 

O arquiteto, artista plástico, cenógrafo e figurinista, nasceu em Saratov (Armênia) e faleceu em Moscou (Rússia). Kusnetsov estudou inicialmente no SOL II - Estúdio da Associação dos Amantes das Belas Artes de Saratov, onde ele foi aluno de V. V. Konovalov e de G. P. Salvin-Baraki. O artista também estudou com os destacados pintores do Grupo dos Itinerantes, Abram Efimovich Archipov (1862-1930), Nikolay Aleseyevich Kasatkin (1859-1930), Konstantin Alekseyevich Korovin (1861-1939), Leonid Osipovich Pasternak (1862-1945), Kuzma Sergeevich Petrov-Vodkin (1879-1939) e Valentin Aleksandrovich Serov (1865-1911), professores no Instituto de de Pintura, Escultura e Arquitetura (Moscou, 1897-1904).



Kuznetsov viveu em Paris, quando estudou na Academia Colarossi, entre outros ateliês (1904-1906). Voltando à terra natal, Kusnetsov foi o organizador da primeira mostra do Grupo da Rosa Azul (Saratov, 1904) e, depois, da primeira mostra do Grupo da Rosa Escarlate (Moscou, 1907; v.), ambos bem representativos do Simbolismo russo e da presença dos artistas armênios nas vanguardas moscovitas.



Nas suas obras Kuznetsov adotou como temas principais as Naturezas-Mortas e as Paisagens, mas ele também pintou cenas históricas monumentais e produziu ilustrações para vários livros. Kuznetsov, cuja obra recebeu a influência das pinturas de Paul Gauguin (1848-1903), tornou-se artista destacado e influente nas vanguardas russas: ele foi um dos únicos artistas russos convidados para participar do júri de vários salões franceses, como do Salão de Outono, quando Kusnetsov fez frequentes viagens à França (1910-). Kusnetsov visitou a Inglaterra; ele viajou pelas estepes russas, ao longo do rio Volga, até a cidade de Bukara (1911-1913): ele voltou a viver em Moscou, onde suas obras participaram das mostras do Velo de Ouro, grupo que publicou a revista homônina de arte e organizou três exposições, sendo que, nas duas primeiras, convidaram artistas destacados nas vanguardas francesas (1907-1910; v.).



Desde o início do século Kusnetsov participou do Mundo da Arte (1889-1924; v.): essa associação de artistas, organizada por Sergei P. Diaghilev e Léon Bakst, organizou mostras anuais, nas quais participaram obras do artista (1911-1924). Kuznetsov foi um dos fundadores e presidiu a associação de artistas As Quatro Artes (1924-1931), bem como a União dos Pintores Russos (Moscou). O artista foi professor do Instituto de Pintura, Escultura e Arquitetura e dos Ateliês Livres Estatais [SVOMAS] (Moscou, 1924-1926); posteriormente, Kuznetsov foi professor do Instituto de Belas Artes (1937) e da Escola Superior de Arte Industrial (1945-1948).



Desde a época da I Guerra Mundial, Kuznetsov trabalhou para os teatros moscovitas, inclusive para o Teatro de Câmara, para o qual ele criou cenografia e figurinos para a peça Sakuntala (1914), autoria de Di Kalidasa, encenada sob a direção de de Alexandre Tairov. O artista foi cenógrafo de vários espetáculos do Circo Estatal, para o qual ele encenou Carrossel Revolucionário [Revoliucionnaia karusel] (Moscou, 1920). As obras cenográficas de Pavel Kuznetsov participaram de inúmeras mostras póstumas como a Paris-Moscou, 1900-1930 (Paris, 1979); e a Moscou-Paris, 1900-1930 (Moscou, 1981); da Arte Figurativa Russa e Soviética (Japão, 1982); Os Pintores e o Teatro no Século XX (Frankfurt, Alemanha; Avignon, França, 1986); da Arte e Revolução (Budapeste, 1987) e da Arte Cenográfica, Rússia 1900-1930 [L'Arte della Scena, Rusia 1900-1930], realizada na Galeria Electa (Milão, 1990). Todas as mostras citadas publicaram catálogo. PavelKusnetsov foi considerado Personalidade Emérita das Artes Russas:e expôs suas obras em várias mostras individuais.


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 


ATTI & FERRETTI, 1990, p. 124.


CASSOU, 1988, pp. 93-94.


INTERNET. Russian Art and Books. © Helix Art Center 2009 powered by bibliopolis terms, Imperial, Soviet and Emigrant Paintings.
Acesso em 15 nov., 2009.
 

IOVLEVA, 1987, p. 187.

 

No comments: