Translate

Saturday, May 23, 2015

1923-1925-GRUPO DA REVISTA LEF [FRENTE ESQUERDISTA DAS ARTES] (Moscou).

GRUPO DA REVISTA LEF [FRENTE ESQUERDISTA DAS ARTES] (Moscou, 1923-1925). A revista Lef (Moscou, 1923-1925) foi publicada com a colaboração de vários escritores e artistas vanguardistas, ilustrada com Fotomontagens de Alexandre Rodchenko. Essa revista engendrou a plataforma Produtivista, desenvolvida pelo grupo de artistas inicialmente chamado de Grupo de Trabalho da Análise Objetiva, nome trocado para o dito, Primeiro Grupo de Trabalho dos Construtivistas e finalmente, artistas de produção ou Construtivistas-Produtivistas. Esse grupo funcionou no interior do Instituto Estatal de Cultura Artística [INKhUK] (Moscou, 1920-1924; v.), da qual o teórico da arte Nicolay Tarabukin foi secretário acadêmico (1921-1924). O lançamento da Lef foi apoiado na popularidade de V. V. Maiakovsky (1893-1930): a primeira tiragem da revista foi bastante elevada para publicação das vanguardas: 5000 (1923). No ano seguinte, seu terceiro número foi publicado com 3000 exemplares (1924); e, finalmente, somente foram publicados dois números no último ano, com a tiragem de 1500 exemplares cada (1925). O movimento Produtivista surgiu no último trimestre de 1921. A plataforma do grupo Construtivista foi engendrada nas atividades dos núcleos de pesquisa e debate do Instituto Estatal de Cultura Artística [INKhUK] e da Sociedade dos Jovens Artistas [OBMOKhU] nos Estúdios Superiores de Arte e Técnica [VKhUTEMAS], e no Instituto Superior de Arte e Técnica [VCHUTEIN] (1918-1930). Os debates Construtivismo versus Produtivismo surgiram nesses mesmos centros artísticos: foram difundidos em várias publicações, como na Lef. Vários teóricos e escritores Produtivistas foram associados ao Grupo (Soviético) da Frente Esquerdista das Artes [LEF], como Nicolay Tarabukin (1889-1956), Osip Brik (1888-1945), Bóris Arbatov (1896-1940), Bóris Kushner (1888-1937) e Aleksei Gan (1889-1940). Os escritos de Tarabukin chegaram ao Ocidente traduzidos para o francês, o inglês e o espanhol, embora com difusão bastante limitada. Escritos de Velimir Khlebnikov (1885-1922), foram publicados na Lef: ele se destacou nas vanguardas russas, foi criador da linguagem transracional Zaum (v.). Depois que a revista Kino Fot [Cine Foto] publicada por Aleksei Gan, fechou as portas (1925), a Lef abriu grandes espaços para o cinema das vanguardas russas. Na revista foram publicados textos de autoria dos cineastas Dziga Vertov (Denis Arkadimich Kaufman, 1896-1954) e Lev Kuleschov (1899-1960). A revista publicou manifestos de Vertov e Sergey Eisenstein, além do texto do primeiro manifesto de Eisenstein, A Montagem das Atrações (n. 03, 1923). Outro manifesto do mesmo Eisenstein, o segundo, posteriormente traduzido por Alexandre Belenson como A Montagem das Atrações no Cinema [Le montage des attrations au cinéma], foi publicado no exterior na revista Cinéma d’Aujourd’hui [Cinema Hoje] (Paris, 1925). Somente no final do século XX a coletânea de A. Belenson foi lançada traduzida completa (Selected Works: vol. 1, writtings 1922 - 1934. London, 1988). A revista Lef organizou várias mesas-redondas sobre cinema, contando com a participação de Osip Brik (1888-1945), do teórico formalista Viktor Chkloski (1893-1984), entre outros escritores cineastas, críticos e teóricos, vários dos associados ao Grupo (Soviético) da Sociedade de Estudo da Linguagem Poética [Opaïaz] (v.). A revista que sucedeu a Lef foi a Novy Lef (Moscou, 1927-1928; v.). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: ALBERA, F. Eisenstein e o construtivismo russo - A dramaturgia da forma em "Stuttgart". Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac e Naify, 2002, p. 32 n. 9. CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 590-591, 610–611. ]ENSAIO. MARTINS, L. R. O Debate entre Construtivismo e Produtivismo, segundo Nikolay Tarabukin. São Paulo: Revista do Departamento de Artes Plásticas da ECA – USP, 2004, pp. 57-71.

No comments: