Translate

Friday, May 29, 2015

1925-1932-GRUPO (SOVIÉTICO DA) SOCIEDADE DE PINTORES DE CAVALETE [OST] (Moscou).

GRUPO (SOVIÉTICO DA) SOCIEDADE DE PINTORES DE CAVALETE [OST] (Moscou, 1925-1932). O grupo soviético da Sociedade dos Pintores de Cavalete foi fundado por David Petrovich Shterenberg (1881-1948) e Aleksandr Aleksandrovich Deineka (1899-1969). A primeira mostra realizou-se em Moscou (1925). Durante um ano Shterenberg presidiu a Sociedade dos Pintores de Cavalete (1925). Participaram da Sociedade dos Pintores de Cavalete c. de 30 associados, entre esses Georgy Berendhoff (18xx-1972), Alexander Deineka, Nicolay Denisovsky (1901-1981), Victor Ellonen (1891-1980), Ivan Kliun (1873-1942), Alexander Kozlov (1902-1946), Ivan Kudriashev (1896-1972), Nikolay Kupryanov (1903-1992), Alexander Labas (1900-1983), Sergey Luchishkin (1902-1989), Yelena Melnikova (Elena Konstantinovna Melnikova, 1902-1980), Yury Alksandrovich Merkulov (1901-1979), Yury Pimenov (1903-1977), Mikhail Matveyevich Plaksin (1898-1965), David Shterenberg, Alexander Tyshler (1898-1980), Petr Vladimirovich Viliams (1902-1947) e Yecatarina Sergeievna Zernova (1900-1995), entre outros. Labas, Luchishkin, Pimenov, Plaksin e Tyschler, participaram do Grupo dos Projecionistas (Moscou, 1922-1923, v.). Vários artistas da OST participaram posteriormente da mostra Arte para as Massas, da Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] (Moscou, 1922-1932). Essa associação absorveu vários grupos artísticos soviéticos, inclusive grande parte da Sociedade dos Pintores de Cavalete (Moscou, c. 1925-1926), devido à pressão do governo estalinista para o retorno à Arte Figurativa, que marcou o surgimento do dito, Realismo Socialista (Soviético). Vários dos participantes vieram originalmente do Grupo do Estúdio Superior de Arte e Técnica e do Instituto Superior de Arte e Técnica [VKhUTEMAS - VKhUTEIN] (v.). Ivan Kudriashev destacou-se na Sociedade dos Pintores de Cavalete [OST], por seu pai produzir modelos - miniaturas de naves espaciais, realizadas para o engenheiro aero-espacial Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky (1857-1935). Muitas vezes, o jovem estudante viajou até Kaluga acompanhando seu pai, e, eventualmente ajudou-o, interpretando os desenhos técnicos de Tsiolkovsky, a fim de transformá-los em miniaturas perfeitas de naves espaciais. O fundador da Associação Russa de Artistas Proletários [RAPKh], Lev Viazmensky, acusou os artistas da OST de serem anti-semitas, fascistas e reacionários, provocando a cisão que cindiu o grupo da Sociedade dos Pintores de Cavalete [OST] (final de janeiro, 1931). Alguns artistas aderiram ao Grupo Internacional Outubro [Oktiabr] (Stuttgart, Alemanha - Moscou, 1928-1932, v.), outros 23 artistas, entre eles Labas, Shterenberg e Tyschler permaneceram na Sociedade dos Pintores de Cavalete [OST](1925-1932), mas a maioria aderiu à Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] (Moscou, 1922-1932). Alguns, como Luchishkin, Pimenov, Viliams e Zernova (Yecatarina Sergeevna Zernova, 1900-1995), deixaram a OST, e, com alguns jovens artistas formaram a Brigada dos Artistas (Moscou, fevereiro, 1931, v.). (DOUGLAS, 1972, 459). No início da década de 1930 o mundo artístico soviético estava cada vez mais dominado por grupo políticos, que passaram a reger a estética da arte, sendo a censura parte fundamental dessa fase repressora. Não havia mais liberdade. A sociedade soviética se encaminhava para períodos ainda mais aterradores, prenúncio dos anos de chumbo que anunciavam sua chegada. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: ENSAIO. DOUGLAS, Charlotte. Terms of Transition: The First Discussional Exibition of the Society of Easel Painters. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gallery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 450-465. ENSAIO. LEBEDEVA, Irina. The Poetry of Signs Projetionism and Eletroorganism. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gellery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 441-449. BOWLT, J. Russian Art of The Avant-Garde: Theory and Criticism, 1902-1934. London: Thames & Hudson, 1976. 1988, pp. 240-243. DJARFAROVA, S. Un Politica de difusión del arte moderno: los Museos de Cultura Artística. Apud CATÁLOGO. LODDER, C., MILNER, J.; BASNER, E.; DJAFÁROVA, S. (Biogr.). La Vanguardia Rusa 1905-1925 en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color., pp. 82-84. DOUGLAS, Charlotte. Terms of Transition: The First Discussional Exibition of the Society of Easel Painters. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Translated by Jurgen Riehle. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gallery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 450-465. GASSNER, H. The Constructivists: Modernism on the way of Modernization. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Translated by Jurgen Riehle. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gallery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., p. 252. LEBEDEVA, Irina. The Poetry of Signs Projetionism and Eletroorganism. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Translated by Jurgen Riehle. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gallery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 441-449. . LODDER, C. The Transition to Constructivism. Apud CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gellery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. . .

No comments: