Translate

Friday, May 29, 2015

1925-1932-GRUPO (SOVIÉTICO DA) SOCIEDADE DE ESCULTORES RUSSOS (Moscou, c. 1925-1932).

GRUPO (SOVIÉTICO DA) SOCIEDADE DE ESCULTORES RUSSOS (Moscou, c. 1925-1932). Essa associação de artistas reuniu várias tendências da escultura russa, especialmente os artistas associados à União Profissional de Escultores (Moscou). As premissas seguidas pelo grupo soviético foram publicadas na dita, Declaração da Sociedade dos Escultores Russos para 1926-27, no artigo 15 Anos de Arte Russa, publicado na revista Sovetskaye Iskusstvo [Arte Soviética] (Moscou - Leningrado, 1933, p. 327). Foram os principais associados Isidor Frikh-Khar (1894-1978), escultor que trabalhou com materiais não convencionais, utilizando mistura de madeira entalhada, gesso policromado, cerâmica e faiança. Duas de suas obras pertencem ao acervo do Museu Estatal Tretyakov. Frikh-Khar quebrou todos os parâmetros do Realismo naturalista vigente na época, o dito, Realismo Socialista Soviético, criando obras com mistura de materiais pouco usuais com a porcelana (faiança). Entre os associados se destacou Nikolay Andreyevich Andreyev (Nick, 1873-1932), cuja obra mais conhecida é a escultura que homenageia Nikolay Vasilievich Gogol (1809-1852). Vladimir Domogatsky (1876-1939) foi aluno do professor Sergey Vasilievich Ivanov (1864-1910), e estudou Escultura com Sergey Mikhailovich Volnukhin (1959-1921) no Instituto Superior de Arte e Técnica [VKhUTEIN] (Moscou); ele foi Artista Honorário da U.R.S.S. (1937) e professor do Instituto Estatal de Arte (Moscou). Vera Ignatyevna Muhkina (Riga – Moscou, 1889-1953), foi aluna de Antoine Bourdelle (1861-1929), destacado professor de Escultura das vanguardas internacionais na Academie de la Grande Chaumière (Paris, c. 1913). A obra mais conhecida de Muhkina foi a escultura do Trabalhador e Mulher do Kolkhoz, obra que, na versão reduzida fundida em bronze, participou da mostra Arte Russa (São Paulo, Oca, Parque do Ibirapuera, 2002). Pouco antes da Segunda Guerra Mundial, a versão gigantesca desta escultura citada encimou o pavilhão da U.R.S.S., na dita, Exposição Universal (Paris, 1937, v.). Nina Niss-Goldman (1893-1990), que era judia, foi aluna do mestre Emile-Antoine Bourdelle (Paris, c. 1910-1915) e estudou com o polonês Elie Nadelman (1882-1946) e com Hannah Orlova. A artista participou das mostras do Grupo (Russo – Soviético) Mundo da Arte [Mir Iskusstva] (São Petersburgo, 1898-1924) e do Grupo (Soviético) das Quatro Artes (Leningrado – Moscou, c. 1923-1932, v.), além da participação no Grupo (Soviético) da Sociedade dos Escultores Russos (Moscou, 1920-1925). A artista foi professora de Escultura no Estúdio Superior de Arte e Técnica [VKhUTEMAS] e no Instituto Superior de Arte e Técnica [VKhUTEIN] (Moscou, 1919-1926), entre outras instituições (Petrogrado, 1930). Nadezhda Krandiyevskaya (1891-1963) foi colega de Vladimir Vladmirovich Maiakovsky (1893-1930) no Instituto de Pintura Escultura e Arquitetura de Moscou, onde estudou com o mestre escultor Sergey Volnukhin (1859-1921). Em Paris, Krandiyevskaya foi aluna de Antoine Bourdelle, mestre que admirava. Sarra Dmitrievna Lebedeva (1892-1967) estudou na Escola de Pintura, Desenho e Escultura de Mikhail D. Bernshtein e Leonid V. Sherved (Moscou, 1905-1910). Lebedeva, que dedicou-se à Escultura Monumental do Realismo Socialista Soviético, além das esculturas de figuras destacadas da nova sociedade pós-Revolução Russa, no início de carreira foi influenciada pelo Cubismo e Impressionismo francês, até tornar-se Artista Honorária da U.R.S.S. (1945). Ivan Shadr (Ivan Dmitriyevich Ivanov, 1887-1941), no começo do século XX (1907-1909) estudou na Sociedade (Judaica) para o Encorajamento das Artes (Petrogrado – Moscou, 1820-1930, v.), onde foi aluno de Nicholas Roerich (1874-1947). Shadr viajou, quando estudou com Auguste Rodin (1840-1917) e Emile-Antoine Bourdelle (Paris, 1910-1911) e Roma (1911-1912). O artista, que pertenceu ao Realismo Socialista Soviético, recebeu post-mortem o Prêmio Stalin pela estátua de Maxim Gorki, colocada na Estação Bielorussa (Moscou, 1952). Ilya Slonim (1906-1973) foi aluno de Marina Ryndziunskaya (1877-1946) e depois, aluno de Ivan Yefimov (1844-1930) no Instituto Superior de Arte e Técnica [VKhUTEIN] (Moscou, 1924-1929, v.). Slonim trabalhou na Fábrica de Porcelana Mikhail Kalinin (Konakovo, 1934-1935) e foi convocado para o Exército Vermelho (1941). Slonim desposou Tatyana Litvinova (1918-2011), filha do Ministro Soviético do Exterior. Slonin esculpiu figuras das vanguardas soviéticas como Anna Akhmatova, Ilya Ehrenburg, Robert Falk, Sergey Prokofiev, Viktor Shkolovsky e Dmitry Shostakovich, entre outros. Slonim trabalhou na Fábrica de Porcelana Lomonosov (c. 1940-1960), onde esculpiu a série dos Mestres do Teatro Bolshoi. Entre os associados do Grupo (Soviético) da Sociedade dos Escultores Russos (Moscou, 1920-1925) se destacaram Victor Vilgenovich Ellonen (1891-1980), Stepan Dmitrievich Erzia (1876-1959), Anna Semyonovna Golubkina (1864-1927), Grigory Ivanovich Kepinov (1886-1966), Sergey Timofeyevich Konenkov (1874-1971), Boris Danilovich Koroliev (1895-1963), Alexander Matveyev (1878-1960), Yevgeny Oranovsky (1880-1951), Marina Ryndziunskaya (1877-1946), Beatrisa Sandomirskaya (1894-1971); e, Dmitri Tsapin (1890-1967), dedicado à Escultura Monumental. E, Vasily Alexeevich Vatagin (1883-1969), Yvan Yefimov (1844-1930) e Sergey Pavlovich Yevangulov (1893-1986). Participaram outros escultores como Viacheslav Andreyev, Lev Kardashev, Yulya Kun, Yekaterina Muromstseva, Yekaterina Nikifiriva, Ivan Rakhmanov, Ylena Shishkina, Maria Strakhohovskaya, Alexey Zelensky e Alexander Zlatovransky, entre outros. A primeira mostra, que publicou catálogo, realizou-se em Moscou (1926). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: INTERNET. BOLWT, John E. Russian Art, 1875-1975. A Collection of Essays. ISBN D-8422-5262-2. Acessed: July 26, 2013. KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Foreword.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s: Painting. Graphics, Sculpture, Decorative arts from the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth: Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, 175p.: il., algumas color., p. 253. Isidore Grigoryevichr Frikh-Khar. Retrieved from http://www.tretyakovgallery.ru/en/collection/_show/image/_id/2301 http://www.tretyakovgallery.ru/en/collection/_show/image/_id/476 Acessed in April 8, 2015. Anna Golubkina. Retrieved from Acessed in April 8, 2015. Vera Muhkina. Retrieved from Acessed in April 8, 2015. Nina Niss-Goldman. Retrieved from Acessed in April 8, 2015. Sergey Konenkov. Retrieved from Acessed in April 9, 2015. Nadezhda Krandiyevskaya. Retrieved from Acessed in April 9, 2015. Sarra Lebedeva. Retrieved from < http://encyclopedia2.thefreedictionary.com/Sarra+Lebedeva> Acessed in April 9, 2015. Ivan Shadr. Retrieved from Acessed in April 9, 2015. Ilya Slonim. Retrieved from http://www.rusartnet.com/biographies/russian-artists/20th-century/modern/soviet/porcelain/ilya-slonim Acessed in April 9, 2015. Ivan Shadr. Retrieved from < http://en.wikipedia.org/wiki/Ivan_Shadr> Acessed in April 9, 2015.

No comments: