Translate

Tuesday, May 5, 2015

1921-1932-GRUPO (SOVIÉTICO DA) ASSOCIAÇÃO DE ARTISTAS (DA) RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA [AKhRR] (Moscou e Leningrado, 1921-1922); renomeado GRUPO (SOVIÉTICO DA) ASSOCIAÇÃO DE ARTE ATIVA REVOLUCIONÁRIA [AKhR] (Moscou e Leningrado, além de c. 30 associações espalhadas por outras cidades, c. 1922-1932).

GRUPO (SOVIÉTICO DA) ASSOCIAÇÃO DE ARTISTAS (DA) RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA [AKhRR] (Moscou e Leningrado, 1921-1922); renomeado GRUPO (SOVIÉTICO DA) ASSOCIAÇÃO DE ARTE ATIVA REVOLUCIONÁRIA [AKhR] (Moscou e Leningrado, além de c. 30 associações espalhadas por outras cidades, c. 1922-1932). A Associação de Artistas da Rússia Revolucionária [AKhRR] (Moscou, 1921-1922) e sua sucessora, a Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] (Moscou, 1922-1932), pregou o retorno à pintura de cavalete e a volta ao Figurativismo, agora conhecido como o Realismo Socialista Soviético. As Associações de Artistas AKhRR - AKhR foram radicalmente contrárias a todos os tipos de movimentos vanguardistas na arte, rejeitaram todos os ismos, desde o Cezanismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Cubo-Futurismo, Suprematismo e Construtivismo, entre outros. Esta associação, que em Moscou congregou entre 80 e 300 associados, pregou o retorno da arte às raízes acadêmicas, de modo que fosse possível a celebração dos feitos dos novos heróis socialistas soviéticos, que surgiram com a Revolução Russa (1917). O primeiro dirigente da Associação de Artistas da Rússia Revolucionária [AKhRR] (Moscou, 1921-1922), foi Pavel Aleksandrovich Radimov (1897-1967), último diretor do Grupo dos Itinerantes (v.). David Petrovich Shterenberg (1881-1948), diretor do Comissariado Popular para a Educação [NAKOMPROS], presidiu durante um ano a Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] (1924-1925). Shterenberg havia adquirido prestigio no mundo arte soviética, principalmente por sua habilidade com os trâmites burocráticos, bem como por suas conexões internacionais (DOUGLAS, 1972, 454). Participou Semyon Andreyevich Pavlov (1893-1941), desenhista, artista gráfico e ilustrador, que estudou na Sociedade (Russa) de Promoção das Artes (Moscou) e foi um dos co-fundadores do Grupo (Soviético) da Associação de Artistas da Rússia Revolucionária [AKhRR] (Moscou, 1921-1922). Pavlov participou das mostras do dito, Grupo dos 16 da AKhR (v.), ramificação da associação de artistas citada (Leningrado,1924-1932). Pertenceram à Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] (1926-1928), os artistas Nicolai Platonovich Andreyev (escultor e fotógrafo, 1882-1947), os pintores destacados no dito, Grupo (Russo - Soviético) dos Itinerantes (v.), Abram Efimovich Arkhipov (1862-1930), Nicolay Alexeievich Kasatkin (1859-1930), Arcady Alexandrovich Rylov (1870-1939); e Georgy Savitsky (1887-1949), filho de Konstantin Apollonovich Savitsky (1844-1903), destacado nos Grupo dos Itinerantes (1870-1924). Participaram Michail Avilov (1882-1954), Vasily Nikolayevich Baksheyev (1862-1958), Witold Bialynitsky-Birulia (1872-1957), Fiodor Bogorodsky (1895-1959), Isaac Israilevich Brodsky (1883/4-1939), Yefim Cheptsov (1874-1950), Nikolai Ivanovich Dormidontov (1898-1962), Vladimir Nikolaevich Domogatsky (1876-1939), Ivan Georgevich Drozdov (1880-1939), Ilya Yakovlevich Ginzburg (1959-1939), Mitrofan Pavlovich Grecov (1882-1934), Alexander Vladimirovich Grigoryev (1891-1966), Vladimir Arievich Grinberg (1896-1942), Nikolai Alexandrovich Ionin (1890-1948), Boris Vladimirovich Ioganson (1893-1973), Yevgeny Alesandrovich Katsman (1890-1976), Piotr Ivanovich Kotov (1889-1953), Bóris Mikhailovich Kustodiev (1878-1927), Sergei Mikhailovich Luppov (1883-1972), Matvei Genrikovich Manizer (1891-1966), Vasily Nikitich Meshkov (1867-1946), Ilya Pavlovich Mokarischev (1901-1928?), Kuzma Sergeevich Petrov-Vodkin (1878-1939), Serafina Vasilieva Riangina (1891-1955), Nikolai Pavlovich Razhin (1892-1943?), Giorgy Georgyevich Riazhsky (1895-1952), F. Vasily Andreevich Savvichev (1885-1929), Boris Sergeevich Shabl-Tabulevich (1896-1939?), Ivan Shadr (Ivan Dmitrievich Ivanov, 1887-1941), Nikolai Borisovich Terpsichore (1890-1960), Ivan Alekseyevich Vladimirov (1869-1947), Alexander Nikolaevich Volkov (1886-1957), Boris Nicolayevich Yakovlev (1890-1972), Vasily Nicolayevich Yakovlev (1893-1953) e Konstantin Fedorovich Youon (1875-1958), entre outros. O grupo da Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] em Leningrado (Petrogrado), destacou os artistas Alexander Davydovich Drevin (1889-1938), Robert Rafailovich Falk (1886-1959), Pavel Nikolaevich Filonov (1883-1941), que participou em 1925-1928. E Alexander Mikhailovich Gerasimov (1881-1963), Sergei Vasilyevich Gerasimov (1885-1964), Piotr Petrovich Konchalovsky (1876-1956), Ilya Ivanovich Mashkov (1881-1944), Semyon Andreyevich Pavlov (1893-1941), Kuzma Sergeeevich Petrov-Vodkin (1879-1939), Piotr Mitrofanovich Shukhmin (1878-1955), Pavel Sokolov-Skalia (1899-1961), Vasily Semenovich Svarog (1883-1946) e Alexander Volkov (1886-1957), entre outros. A Associação de Artistas da Rússia Revolucionária [AKhRR] (Moscou, 1922-1932), organizou A Primeira Mostra da AKhRR em Benefício das Pessoas Famintas da Região do Volga (1922). A primeira mostra da organização sucessória, a Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR], foi chamada de 1ª Exibição Debatedora da Associação de Arte Ativa Revolucionária (Moscou, maio de 1924). Participaram vários grupos de jovens artistas, recém-formados no Instituto Superior de Arte e Técnica [VKhUTEIN], além do Grupo dos Concretistas, o Grupo dos Projecionistas, o 1º Grupo de Trabalho dos Construtivistas do qual saíram Rodchenko e Stepanova e o 1º Grupo da Organização Trabalhista de Artistas, ao qual se associaram Rodchenko e Stepanova. As Declarações dos grupos de artistas citados foram publicadas no catálogo da mostra e traduzidas (inglês) por John E. Bowlt, e se encontram reproduzidas (v. REFERÊNCIAS). Na Mostra Debatedora, o 1º Grupo de Trabalho dos Construtivistas foi liderado por Aleksei Gan (1892-1940), e, desde o início participaram Lyubov Popova (1889-1924), Vladimir Tatlin (1885-1953), Karl Ioganson (1890-1929), os irmãos Sternberg, Georgy (1900-1933) e Vladimir (1899-1982) e Konstantin Medunetzky (1899-1935). O manifesto do Grupo C (C = Construtivismo) foi assinado anteriormente por Gan, Popova, Stepanova e Tatlin (março, 1921). O período na arte formado nos primeiros quatro anos após a Revolução Russa é denominado de Período de Laboratório (1918-1921). Na época, os artistas citados participaram da mostra conjunta intitulada Os Construtivistas, com trabalhos ditos, de laboratório ou de forma pura, conforme se encontra citado (ALBERA, 2002: 167). Essa primeira exposição apresentou obras de Gan, Rodchenko, Stepanova e Ioganson no Café dos Poetas (Moscou, janeiro, 1921). No ano seguinte Gan publicou seu livro Construtivismo (Konstrutivism, Tver, URSS, 1922); alguns trechos dessa obra se encontram traduzidos, conforme citado (ALBERA, 2002: 168). Um dos grupos participantes da Mostra Debatedora foi o dos Projecionistas (v.), artistas que se associaram por amizade e afinidades artísticas. As declarações dos Projecionistas, escritas por Salomon Nikitrin (1898-1965), artista e teórico do grupo, foram publicadas no catálogo da mostra citada como Nossos Princípios na Ocasião. Os artistas desse grupo deveriam elaborar a arte da vida diária através de conceitos, idéias e experimentos, apresentadas com a elaboração de planos e projetos, trabalhos e objetos. O Instituto Estatal de Cultura Artística [INhUK], em Moscou, divulgou a análise da arte dos Projecionistas, além dos resultados de suas pesquisas (DOUGLAS, 1972, 452). Os novos artistas recém-formados do INKhUK, rejeitavam as velhas vanguardas representadas pelos artistas dos grupos anteriormente formados por Kazimir Malevich, Alexander Rodchenko, Vladimir Tatlin e seus seguidores. Os jovens artistas iniciaram várias disputas, cada grupo desejando para si a denominação de esquerdista, inclusive os Projecionistas, que almejavam interpretar na arte as novas conquistas tecnológicas e científicas. Os novos artistas, pregando a glorificação das novas diretrizes da vida diária, rejeitavam as pinturas de cavalete e desprezavam os participantes da Sociedade dos Pintores de Cavalete [OST], (Moscou, 1925-1932, v.). Os artistas da Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] se tornaram populares graças à adesão de vasto público ao Realismo Socialista Soviético. O grupo da AKhR expôs em mais de 70 mostras, mas se destacou a exposição Arte Para as Massas, que expôs obras nas Artes Decorativas, Tipografia, Desenho Têxtil, Pintura e Escultura (Petrogrado, 1928). A associação de artistas lançou seu manifesto: A Luta pelo Realismo nas Artes Plásticas dos Anos 20 (BOWLT, 1988). O grupo da AKhR organizou seu Escritório de Produção (1925-) dirigido por Alexey Aleksandrovich Volter (1889-1973); e fundou editora (1928-1930), dirigida por Viktor Alexandrovich Perelman (1892-1967), artista que participou da União Profissional de Artistas (Moscou, 1918-). A editora lançou livros, como o de F. Rogynskaya, Gravuras Folclóricas Soviéticas [Sovetsky Lubok] (1929); e publicou a revista Arte para as Massas [Iskusstvo v Massy] (20 números publicados, 1929-1930). Essa revista teve as capas desenhadas por Boris Titov, Aleksey Nemov e Maria Rogynskaya. Foram seus colaboradores e ilustradores o ucraniano Olexander Bogomazov (Alexander Bogomazov, 1880-1930), Solomon Samsonovich Boim (1899-1978), David Davidovich Burliuk (1882-1967), Mikhail Mikhailovich Cheremnykh (1890-1962), Aleksander Aleksandrovich Deineka (1899-1969), Vladimir Andreevich Favorsky (1886-1964), Alexander Gerasimov (1881-1963), Sergei Vasilievich Gerasimov (1885-1964), Andrei Dmitrievich Goncharov (1903-1979), o arquiteto Moisei Yakovlevich Ginzburg, 1892-1946), Boris Ioganson (1890-1929), Evgeny Aleksandrovich Katsman (1890-1976), G.ustav Gustavovich Klutsis (1895-1944), Boris Danilovich Korolev (Korolyov, 1884/5-1963), Alexander Labas (1900-1983), os arquitetos Construtivistas Nikolai Alexandrovich Ladovsky (1881-1941) e Ivan Ilytch Leonidov (1902-1959), o escritor Vladimir Vladimirovich Maiakovsky (1893-1930), o escritor tcheco Ivan Liudvigovich Matsa, 1893-1974), Dmitry Stakhievich Moor (1883-1946), Georgy Grigorievich Nissy (1903-1987), Amshei Markovich Niurenberg (1887-1979), Ignaty Ignatievich Nivinsky (1881-1933), Viktor Alexandrovich Perelman (1892-1967), Yury Alexandrovich Pimenov (1903-1977), Pavel Aleksandrovich Radimov, Giorgy Georgyevich Riazhsky (1895-1952), Alexander Mikhailovich Rodchenko (1891-1956), F. Roginskaya, Pavel Sokolov-Skalia (1899-1961), David Shterenberg, Solomon Benedich Telingater (1903-1969), Nikolai Terpsichore (1890-1960), Alexander Tyshler (1898-1980), o pintor e artista gráfico húngaro, Bela Uitz (1887-1972), Konstantin Aleksandrovich Vialov (1900-1976), o fundador da Associação Russa de Artistas Proletários [RAPKh], Lev Viazmensky, Boris Sergeeevich Zemenov (1902-1963), entre outros. A associação de artistas dita, Nova Sociedade de Pintores [NOZH] (Moscou, 1920-1924; v.), adotou posição contrária a dos artistas das vanguardas soviéticas iniciais, os ditos, Construtivistas, Cézanistas e Cubo-Futuristas, entre outros. Vários dos artistas associados a esses estilos foram perseguidos por membros da AKhR, que, pouco depois absorveu a esta associação de Pintores [NOZH] (Moscou, 1920-1924; v.). Associados à AKhR publicaram artigo destruidor na revista Leningradskaya (10 junho, 1926), sobre o INKhUK - Instituto Estatal de Cultura Artística de Vitebsk (1919-1923). Devido ao antagonismo crescente do INKhUK com o grupo da AKhR, o fato acarretou o fechamento dessa unidade da escola de artes e levou seu professor, Kazimir Malevich a prisão durante três meses. A associação AKhR recebeu apoio político por parte dos dirigentes do PC/ Partido Comunista, foi reconhecida quando o escritório político da cúpula do PC visitou a mostra de arte que promovia o Realismo Socialista Soviético. Esse retrocesso artístico foi ditado pela política do ditador Iósif Vissarionovich Stalin (1878-1953), similar ao promovido pelo nazista Adolf Hitler (v. Arte Degenerada [Entartete Kunst]) e pelo ditador italiano Benito Mussolini (v. Arte Totalitária (Internacional): Arte da Itália fascista (1922-1944), da Alemanha nazista (1930-1945) e da URSS estalinista (1924-1953). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: ALBERA, F. Eisenstein e o construtivismo russo - A dramaturgia da forma em "Stuttgart". Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac e Naify, 2002, pp. 185, 188, 201. BOWLT, J. Russian Art of The Avant-Garde: Theory and Criticism, 1902-1934. London: Thames & Hudson, 1976. 1988, pp. 240-243. DOUGLAS, Charlotte. Terms of Transition: The First Discussional Exibition of the Society of Easel Painters. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gallery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 450-465. F. Roginskaya. Retrieved from: http://www.bibliophile.net/books/roginskaya_f_sovetsky_lubok_(soviet_folk_pictures)_first_edition.htm Acessed in: June 20, 2015. Georgy Riazhsky. Retrieved from: http://www.russianartandbooks.com/cgi-bin/russianart/01740Ra.html Acessed in: April 21, 2015. KOVTUN, Y. (Introd., documentary material and annotation); BOWLT, J. (Pref.). The Russian Avant-Garde in the 1920-1930s. Painting. Graphics. Sculpture. Decorative Arts From the Russian Museum in St. Petersburg. Bournemouth (UK): Parkstone Publishers. St. Petersburg: Aurora Art Publishers, 1996, pp. 100-101, 250. ? LEBEDEVA, Irina. The Poetry of Signs Projetionism and Eletroorganism. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gellery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 441-449. Virada Russa: a Vanguarda na Coleção do Museu Russo de São Petersburgo. Brasilia: Centro Cultural Banco do Brasil, Palace Editions, 2009, pp, 80-81.

No comments: