Translate

Friday, May 8, 2015

1922-1925-GUPO (SOVIÉTICO DOS) PROJECIONISTAS (Moscou).

GRUPO (SOVIÉTICO DOS) PROJECIONISTAS (Moscou, 1922-1925). Na década de 1920 o poder dos bolcheviques consolidou-se na nova sociedade soviética, quando emergiu o pluralismo cultural, expresso entre outros no original Grupo dos Projecionistas, que reuniu Artes Plásticas e Teatro. Fundado por seu teórico, Solomon Borisovich Nikritin (1898-1965) e seu amigo e colega Kliment Redko (1892-1956), sendo integrado por Sergey Alekseevich Luchishkin (1902-1989), Yury Aleksandrovich Pimenov (1903-1977), Mikhail Matveievich Plaksin (1898-1965), Nikolai Triaskin, Aleksander Grigorievich Tyshler (1898-1980) e Petr Vladimirovich Viliams (1902-1947), entre outros. Nikritin formou-se na Academia de Arte (Kiev, Ucrânia, Rússia, 1909-1914). Em Petrogrado (1915-1916), Nikritin foi aluno de Leonid Osipovich Pasternak (1862-1948) e, em Moscou (1916-1917), de Alexander Yakovlev (1887-1938) artistas destacados nas vanguardas russas. Vivendo em Kiev, Nikritin estudou no Estúdio de Aleksandra Ekster (1918-1920) e fundou a Liga (Soviética) Cultural Judaica (1919). Nessa cidade Nikritin conheceu Kliment Redko e com ele cursou o Estúdio Superior de Arte e Técnica [VKhUTEMAS] (Moscou, 1920-1922). Nikritin tornou-se artista multimídia, foi designer de livros e publicações, trabalhou como cenógrafo teatral, pintou cenas de gênero e narrativas, retratos e composições espaciais, bem como obras monumentais. Nikritin realizou muita experimentação na esfera das artes, pois, juntamente com Petr Grigorievih Bogatyev (1893-1971), Sergey Luchishkin, Yury Pimenov, o critico teatral Alexander Svobodin, Nikolay Triaskin, Aleksander Tyshler e Petr Viliams, entre outros associados posteriormente como Anna Akhmanitskaia, fundou o Teatro Projecionista (1923-1925; v.) A primeira mostra do Grupo dos Projecionistas ocorreu no Museu de Cultura Pictórica [MCA] (Moscou, 25-27 de dezembro, 1922). A exposição foi coletiva, integrada com as pinturas das vanguardas russas que participaram da 1ª Exposição Internacional de Arte Russa, na Galeria Van Diemenn (Berlim, 1922). Essa mostra internacional, organizada pelos irmãos Naum Gabo (Neemia Pvsner, 1890-1977) e Anton Pvsner (1886-1962), reuniu pinturas de 180 artistas. Gabo estava no auge de seu prestígio entre as vanguardas soviéticas, pois, no ano anterior havia divulgado seu Manifesto Realista (Moscou, 08 março, 1920), base do programa do Construtivismo soviético, documento assinado com seu irmão Pvsner juntamente com Aleksandr Archipenko (1887-1964), El Lissitsky (Eleazar Markovich, 1890-1941), o armênio Arshille Gorky (Vosdanig Manoug Adoian, 1904-1948), Aleksandr Rodchenko (1891-1956), Vladimir Tatlin (1888-1953) e Wladislas Strzeminsky (1893-1958), artistas reconhecidos das primeiras vanguardas russas. Toda a teoria dos Projecionistas foi desenvolvida por Nikritin, mas, devido à publicação da Declaração dos Eletroorganismos de Kliment Redko, por ocasião da primeira mostra coletiva da qual os Projecionistas participaram, o Grupo dos Projecionistas passou a ser chamado de Grupo dos Eletroorganismos. Parte do grupo organizou o Teatro Projecionista, no Estúdio Superior de Arte e Técnica [VKhUTEMAS] (Moscou, 1922-1923, v.). Um dos principais objetivos do Grupo dos Projecionistas foi a criação de estética própria, voltada para a representação pictórica de fenômenos resultantes da revolução tecnológica e científica; e outro, a divulgação internacional de sua arte. No entanto, na ocasião da participação na primeira coletiva, os artistas do grupo eram muito jovens, no seu último ano de estudo nas VChUTEMAS e suas pinturas não haviam acompanhado as pinturas dos outros artistas consagrados, expostas em Berlim, na mostra internacional que publicou catálogo ilustrado. No entanto, o diretor do [NARKOMPROS], o artista ucraniano David Petrovich Shterenberg (1881-1948), voltou de Berlim para Moscou, buscando pinturas das vanguardas russas que pudesse divulgar no exterior. A mostra internacional do único Salão de Outono Russo [Erste Russische Kunstausstelung], organizado na Galeria Van Diemenn (Berlim, outubro, 1922), deveria itinerar à Paris, acrescido das pinturas dos projecionistas. No entanto, a mudança na conjuntura política devido a ocupação por tropas belgas e francesas do Vale do Ruhr, região industrial alemã, impediram a itinerância da mostra internacional de arte. Shterenberg conseguiu, uma vez que a Holanda permaneceu neutra no conflito, que a mostra viajasse para Amsterdã, expondo inclusive pinturas do Grupo dos Projecionistas (maio de 1923). O Museu de Cultura Pictórica mudou de endereço, agora ocupava o antigo prédio da Escola Stroganov (Escola Imperial Central de Arte e Estética Industrial Stroganov, v.), na Rodhdestvenka (1922), local que sediou o primeiro Estúdio Livre de Arte [Svomas] (Moscou, v.), onde as VKhUTEMAS organizaram seu curso básico. O MSCHK estava sendo dirigido pelo escultor Lazar Yacovlevich Vainer (1885-1933), artista que, como Shterenberg, estudou em Paris, cujo deputado era o enérgico projecionista de 20 anos de idade, Petr Viliams. O Museu recebia muitas revistas estrangeiras de arte, permitindo aos projecionistas, muitos dos quais, inclusive Solomon Nikritin, conseguiram empregos nessa instituição estatal, visualizar a arte das vanguardas internacionais por meio desta janela aberta para o mundo, bem como exibirem suas pinturas em pequenas mostras de arte e proferirem palestras para convidados, leigos e artistas. Cada projecionista era artista independente, embora associados no desejo de criar a estética pictórica que representasse nas telas os novos avanços científicos e tecnológicos, que impactavam a nova sociedade soviética. Assim sendo, o pluralismo estético da década mostrou-se muito presente nas pinturas do grupo. Plaksin pintou a série Espectro do Gás (1920) e Planetário (1922), Redko pintou Suprematismo (1921) e Estudo Composicional (1922). Durante dois anos Nikritin e Redko desenvolveram a Teoria dos Eletroorganismos, sendo a luz a estrutura e maior expressão dos ditos, Eletroorganismos. Nas pinturas, as pessoas e natureza tinham formas derivadas da engenharia e as obras recebiam títulos como A Base Periódica do Desenvolvimento Sintético da Luz (deslocamento), A Metamorfose da Ótica (1923) e Formas derivadas da Máquina, sugerindo relações interpessoais entre Homem e Máquina. Quando Nikritin e Redko lançaram a Declaração dos Eletroorganismos (1922), Redko produziu extensa série de obras da mesma série, dos Eletroorganismos, como Dinamite, Velocidade, Dinâmica de Forma e Cor e Dinâmica do Foco. Declarou LEBEDEVA: Redko criou, sobretudo, fantasias pictóricas sobre temas industriais e científicos, nos quais a figura humana era um elemento da estrutura estilizada ou do mecanismo (LEBEDEVA, 1992: 443). O crítico de arte Tugendkhold analisou as obras dos projecionistas e divulgou suas observações sobre as pinturas abstratas de Nikritin, destacando sua profundidade e conexão com a cor, forma e densidade (Faktura, v.). Da pintura de Redko o crítico destacou a interdependência de seus estudos com a sensação de movimento, enquanto que, da obra de Labas (Aleksandr Arkadievich Labas, 1900-1983), declarou que o artista tratava a superfície da tela com o carinho de um pintor de ícones (LEBEDEVA, 1972: 442). Na mesma mostra citada Luchishkin expôs sua pesquisa, dita, Tectônica, idéia derivada do projeto Tectologia, apresentado anteriormente pelo intelectual e político, fundador do PROLETKULT, o cientista naturalista Alexander Bogdanov (1873-1928), que desejava: [...] desenvolver uma nova ciência universal da organização e análise, através da busca por similaridade estrutural em todas as esferas do conhecimento [...] (PCHELKINA, 2012: 151). E Nikritin declarou: [...] Arte é a ciência de um sistema objetivo de organização de materiais. Toda a organização vem sendo pensada pelo Método [...] (1922). O novo vocabulário da arte, proposto por Nikritin, deixava de lado a inspiração para valorizar a matéria e sua estrutura, falando em dinâmica, densidade, consistência, textura e plasticidade. As teorias de Nikritin foram influenciadas pela marcante evolução técnica e científica, quando a sociedade, regida pelo estado soviético, buscava substituir por novos valores os valores burgueses bem como os religiosos, válidos na antiga ordem social. Assim sendo, a nova arte deveria espelhar-se no materialismo e nas ciências, expressando o novo momento criativo de modo a propiciar a construção da nova cultura soviética. Os projecionistas certamente ouviram o apelo da época e Nikritin publicou o texto Nossos Princípios na Ocasião, no catálogo da mostra coletiva chamada de 1ª Exibição Discussional da Associação de Arte Ativa Revolucionária (Moscou, maio de 1924). Participaram vários grupos de jovens artistas, inclusive o Grupo dos Projecionistas, o Grupo dos Concretistas, o 1º Grupo de Trabalho dos Construtivistas e o 1º Grupo da Organização Trabalhista de Artistas, ao qual se associaram Rodchenko e Stepanova. Quando Aleksey Gan (1892- c. 1940) organizou a 1ª Mostra Discussional da AKhR (1924), ele rompeu com A. Rodchenko e V. Stepanova. Nessa exposição, o 1º Grupo de Trabalho dos Construtivistas foi liderado por A. Gan, e, o 1º Grupo da Organização Trabalhista de Artistas apresentou a nova Arte Produtivista, quando Rodchenko, Stepanova e outros mostraram livros infantis, desenho de quiosques para venda de publicações, design de mobiliário, e uniformes, entre outros produtos em exposição. Na mostra o projecionista Tyschler expôs pinturas como a Organização Coordenada da Tensão Colorida (1923) além de Coordenadas de um Plano Pictórico (1924, óleo sobre anteparo, 95 cm x 95 cm, na Galeria Estatal Tretyakov). Nikritin, que ocupava posição de Diretor do Museu de Cultura Pictórica [MSCHK], ocupou toda uma parede na Mostra Discussional, apresentando série de estudos, esboços, fotografias e construções volumétricas, resultado de três anos de pesquisas. E, Luchishkin mostrou 15 obras analíticas de sua Pesquisa Tectônica, com textos, gráficos, fotografias, esboços, relevos e uma construção tridimensional, resultados estatísticos classificando vários tipos de composições pictóricas, arranjos composicionais e suas forças visuais presentes na estrutura das composições. Plaksin mostrou suas pinturas abstratas muito coloridas e Triaskin, participante do Grupo do Teatro Projecionista (v.), apresentou sua dita, Metodologia da Percepção Normatizada, com esboços, modelos e fotografias do seu dito, Cenário Teatral Universal, composto de elementos geométricos móveis, cubos de alturas variadas, que poderiam ser utilizados de diferentes maneiras, adaptando-se a diversos espaços. (DOUGLAS, 1972: 452). O Grupo Artístico dos Projecionistas foi de vida curta. Quase todos, como Alexander Labas (1900-1983), Sergey Luchishkin, (1901-1979), Yury Pimenov (1903-1977), Mikhail Plaksin (1898-1965), Alexander Tyshler (1898-1980) e Petr Vladimirovich Viliams (1902-1947), um ano depois se associaram ao grupo da Sociedade dos Pintores de Cavalete [OST] (1926, v.). Os artistas citados mudaram de orientação, agora voltados para a estética figurativa do Realismo Socialista Soviético. Nikritin voltou ao figurativismo e, anos depois, pintou O Velho e o Novo (1935), com imagens do povo soviético atual como o novo, de acordo com a nova ordem política e social, e, com figuras do passado representando o velho sistema de vida. A pintura foi censurada. Triaskin abandonou Moscou e tornou-se professor em Kiev (1926-), antes de desenhar filmes, como o de Eduard Pentslin (1903-1990) para o Estúdio de Cinema Kievskaia, lançado em Kiev (Istrebiteli, 29 de novembro, 1939). O artista também realizou com Yury Rogochy o design de produção para o filme Os Acadêmicos [Makar Nechai], de Vladimir Shmidtgof-Lebedev (1899-1944), produzido no mesmo estúdio (1940). Triaskin também desenhou peças utilitárias de porcelana e cerâmica. Redko não se associou a OST, continuou com suas abstrações e, depois que terminou certo número de obras de sua fase dita, do Luminismo, passou alguns anos na França onde expôs individualmente (1929-1930). O artista voltou a Moscou, onde também apresentou suas obras em mostra individual (1933), mas posteriormente aderiu ao produtivismo, desenhando cartazes para a TASS (Moscou, 1941). O artista faleceu em Moscou. REFERÊNCIASSELECIONADAS: DOUGLAS, Charlotte. Terms of Transition: The First Discussional Exibition of the Society of Easel Painters. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gallery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 450-465. LEBEDEVA, Irina. The Poetry of Signs Projetionism and Eletroorganism. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gallery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 441-449, n. 35, p. 449. PCHELKINA, Liubov. The Biomechanics of Voice and Mouvement in the Solomon Nikritin’s Projection Theater (1920s).Apud ZAKARINE, Dmitry, MEISE, Nils. Electrified Voices: Medial, cio-Historical. and Cultural Aspects of Voice Transfer. Gottingen: GmbH, 2013. 416p., il., pp. 149-159. Svobodin.Retrieved from: Acessed in; May 03, 2015. http://www.google.com.br/url?url=http://www.indusvalley.edu.pk/library/e%2520books/Woman%2520with%2520a%2520movie%2520camera%2520my%2520life%2520as%2520a%2520russian%2520filmmaker.pdf&rct=j&frm=1&q=&esrc=s&sa=U&ei=PjZFVZGjOc_jsATJ14GQDw&ved=0CBgQFjABOAo&sig2=c2GZKiZ2gW7ypsPVAHz35w&usg=AFQjCNGm95jWqpcP0o-0TshyFXaFF4vBpA

No comments: