Translate

Wednesday, June 10, 2015

1927-1934-VANGUARDAS POLONESAS: GRUPO DO UNISMO [UNIZM] (Lodz, Polônia, c. 1927-1934).

VANGUARDAS POLONESAS: GRUPO DO UNISMO [UNIZM] (Lodz, Polônia, c. 1927-1934). Destaques: STRZHEMINSKI, Wladislaw, Katarzyna KOBRO e Henryk STAZEWSKI. O Unismo polonês derivou da vanguarda estabelecida na Rússia por Kazimir Malevich (v. Suprematismo): ele nasceu na Ucrânia, mas os poloneses o reivindicam até hoje como artista nacional com o nome de Kazimiers Malewicz. O artista foi professor de Wladislaw Strzheminski (1893-1952) e Katarzyna Kobro (1898-1951), em Vitebsk (Ucrânia), que convidaram-no para visitá-los em Varsóvia. Essa foi a única viagem de Malevich ao Ocidente, quando o artista levou consigo substancial mostra retrospectiva de suas obras Suprematistas, que formaram o núcleo principal que despertou posteriormente o interesse por suas obras, particularmente depois de sua apresentação no Museu Steddelijk (Amsterdã). A teoria Suprematista de Malevich, O Mundo Não Objetivo [Die gegenstandslose Welt] (München: Bauhausbuch n. 11, Langen Verlag, 1928), foi a única publicação do artista, até então, no exterior, se bem que Malevich publicasse seus escritos e teorias desde 1915 (MILNER, 2009). Em Varsóvia, Malevich encontrou os vanguardistas do Grupo dos Oito [BLOK] (1924-1926) e foi homenageado pelas vanguardas polonesas com banquete (1927). Os artistas W. Strezheminski, K. Kobro e Henryk Stases (1894-1988) formaram o Grupo (Polonês) do Unismo, que recebeu muito da contribuição do Monocromatismo de Malevich (v. Técnicas na Arte: Pintura Monocromática). Strzheminski produziu obras monocromáticas pesadamente texturizadas, enquanto que Stazewski explorou divisões geométricas na superfície de suas obras; e Kobro executou construções que se aproximavam da divisão planar dos espaços arquitetônicos (MILNER, 2009). Strzheminski lembrou-se das formas, evocando que o círculo lembra o sol e a lua; e sua linha contínua mostrou formas próximas da senóide e da cosenóide, na obra característica do Unismo, a Composição Unista 13 (Strzeminski, 1934), que se encontra reproduzida (RAGON, 1992: 36). Strzheminski pintou pouco mais que uma dúzia de quadros na estética do novo movimento, sua própria variante da Arte Não Objetiva, que introduziu o monocromatismo na Abstração de linhas curvas e sinuosas. O Unismo polonês desejava criar estética totalmente inovadora, pintura que não fosse parecida com nada nem que lembrasse nada, rejeitando, deste modo, parte do aprendizado obtido com Malevich. As obras Unistas não foram assinadas. Strzeminski publicou seu manifesto Unismo na Pintura (1929); depois que o artista pintou c. de dúzia de quadros, ele parou de pintar nessa estética, por achar que tinha alcançado o limite do possível para que cada um de seus quadros expressasse estética diferente dentro da mesma teoria. Stazewski, outro artista do grupo, inspirado na obra de Malevich Branco sobre Branco, pintou o quadro inteiramente branco, absolutamente monocromático (1934). O polonês alcançou a estética do monocromatismo antes que Yves Klein, o Monocromático, com seus quadros característicos da década de 1960. Os poloneses Stazewski e Berlewi, e o russo Strzheminski fundaram anteriormente o Grupo dos Oito [Blok] (c. 1924-1926). Strzeminsky organizou, mais tarde, o grupo Praesens e o A. r./ Artistas revolucionários (v.), todos em Varsóvia, onde o artista viveu (1922-1929). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: ENSAIO. MILNER, John. Arte, Guerra y Revolucion. Apud CATÁLOGO. LODDER, C., MILNER, J.; BASNER, E.; DJAFÁROVA, S. (Biogr.). La Vanguardia Rusa, 1905-1925 en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color. RAGON, M. Journal de l´Art Abstrait. Genève: Skira, 1992. 163p: il., p. 36.

No comments: