Translate

Tuesday, June 16, 2015

1931-1932-GRUPO (SOVIÉTICO) DA BRIGADA DA ARTE (Moscou, fevereiro de 1931 - 23 de abril de 1932).

GRUPO (SOVIÉTICO) DA BRIGADA DA ARTE (Moscou, fevereiro de 1931 - 23 de abril de 1932). Nessa época havia nos meios artísticos soviéticos certo fervor fundamentalista, serpenteando entre manobras políticas e organizacionais que visavam obter para cada grupo da arte maior poder no mundo socialista. Existia entre os participantes da Sociedade dos Pintores de Cavalete [OST] (Moscou, 1925-1932, v.) grupo de artistas, seguido de perto por grupo de militantes, credores da dita, “arte proletária pura”, estudantes do Estúdio Superior de Arte e Técnica [VKhUTEMAS] (Moscou, 1920-1926, reorganizado quando seu nome foi trocado para Instituto Superior de Arte e Técnica [VKhUTEIN], 1926-1930). A última exposição na qual se confrontaram vários grupos de diversos estilos na arte foi chamada de 1ª Exibição Debatedora da Associação de Arte Ativa Revolucionária, [AKHR], inaugurada nas VKhUTEMAS, mostra da qual participou o Grupo dos Projecionistas, o Grupo dos Concretistas, o 1º Grupo de Trabalho dos Construtivistas e o 1º Grupo da Organização Trabalhista de Artistas, entre outros, inaugurada em Moscou (26 de abril, 1924). Poucos anos depois o fundador da Associação Russa de Artistas Proletários [RAPKh], Lev Viazmensky, acusou os artistas da Sociedade dos Pintores de Cavalete [OST] de serem anti-semitas, fascistas e reacionários, provocando a cisão que partiu o grupo no final de janeiro (1931). Alguns artistas aderiram ao Grupo Internacional Outubro [Oktiabr] (Stuttgart, Alemanha - Moscou, 1928-1932, v.), mas a maioria aderiu à Associação de Arte Ativa Revolucionária [AKhR] (Moscou, 1922-1932). Outros 23 artistas, entre eles Labas, Shterenberg e Tyschler permaneceram na Sociedade dos Pintores de Cavalete [OST] (1925-1932). Os artistas que participaram do Grupo dos Projecionistas (Moscou, 1922-1923), bem como os do Grupo do Teatro Projecionista (Moscou, 1923-1925) Sergey Luchishkin (1902-1989), Yury Pimenov (1903-1977), Mikhail Matveyevich Plaksin (1898-1965), Petr Vladimirovich Viliams (1902-1947), associados a outros como Yecatarina Sergeievna Zernova (1900-1995), deixaram a OST, e, com alguns jovens artistas formaram a Brigada da Arte (1931-1932), grupo no interior do Departamento de Arte Figurativa [IZO] do Comissariado Popular para Educação [NARKOMPROS] (Moscou, final de fevereiro, 1931). No primeiro encontro o grupo da Brigada da Arte decidiu apresentar saudações ao Comitê Central do PC, aos camaradas Maksim Gorki (Aleksey Peshkov, 1868-1936) e ao político soviético, líder do PC e comandante militar, Klim Voroshilov (Kliment Yefremovich Voroschilov, 1881-1969) (DOUGLAS, 1972, 459). Além dos citados acima participaram da Brigada da Arte o escritor e crítico Osip Beskin e o historiador Nikolai Georgievich Mashkovtsev (1887-1962); os artistas plásticos Fedor Semenovich Bogorodsky (1895-1959), Olga Bubnova, o renomado artista gráfico Aleksander Deineka (1899-1969) e Aleksandr Gerasimov (1881-1963), Aleksandr Vladimirovich Grigoriev (1891-1966), Fridrikh Karlovich Lekht (Friedrich Voldemar Ferdinand, 1887-1961), Pavel Petrovich Sokolov-Skalia (1899-1961), Konstantin Aleksandrovich Vialov (1900-1976) e Yecatarina Sergeievna Zernova (1900-1995), entre outros (DOUGLAS, 1972, 462). A Brigada da Arte apresentou seu plano de cinco anos em quatro anos, dedicado a Gorki e passou acusar outros artistas de “formalismo”, gravíssima acusação de produção de arte antirevolucionária. Os principais artistas da Brigada submeteram suas obras antigas a julgamento humilhante, criticadas publicamente por comitê. As pinturas de Pimenov foram arrasadas devido “ao alongamento das figuras e apresentação simbólica de experiências pessoais”. A pintura de Viliams, Corrida de Automóveis, não escapou de ataque similar pois foi duramente criticada. A pintura de Deineka, Defesa de Petrogrado (1928), foi criticada pela ênfase na “precisão linear, esquematização e racionalismo”. E, seguiu nesses termos a análise das pinturas de Tyschler, entre acusações de “formalismo” para as pinturas de Labas e Shterenberg. O grupo da Brigada da Arte encerrou suas atividades quando a resolução do Comitê Central do Partido Comunista determinou o encerramento de todas as associações de artistas, escritores e intelectuais em todo o território da URSS (23 de abril, 1932). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: DOUGLAS, Charlotte. Terms of Transition: The First Discussional Exibition of the Society of Easel Painters. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gallery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 450-465. Kliment Voroshilov. From Wikipedia, the free encyclopedia. Retrieved from: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kliment_Vorochilov Acessed in: May 22, 2015. Kliment Voroschilov. From Wikipedia, the free encyclopedia. Retrieved from: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kliment_Vorochilov Acessed in: May 22, 2015. LEBEDEVA, Irina. The Poetry of Signs Projetionism and Eletroorganism. CATÁLOGUE. WEBER, Jurgen, KRENS, Thomas, GOVAN, Michael, GUSEV, Vladimir, PETROVA, Evgeniia, KOROLEV, Ilya. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Salomon R. Guggenheim Museum, State Tretyakov Gellery, State Russian Museum, Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732p, il., pp. 441-449. A Renaissance Assassinated. VOISKOUNSKI, Natella.The Tretyakov Gallery Magazine, n, 2, 2012. Retrieved from: http://www.tretyakovgallerymagazine.com/magazine/archive/2012/4 Acessed in: August 23, 2013.

No comments: