Translate

Monday, June 15, 2015

BIOGRAFIA: STRZHEMINSKI, Wladislaw Maximilianovich (1893-1952).

BIOGRAFIA: STRZHEMINSKI, Wladislaw Maximilianovich (1893-1952). O artista nasceu em Minsk (Rússia), mas morreu em Lodz (Polônia). Strzheminski foi pintor e teórico das artes: antes de tornar-se artista ele estudou na Escola de Engenharia Militar (São Petersburgo, 1911-1914). Strzheminski foi enviado para lutar na Primeira Guerra Mundial: gravemente ferido, o jovem perdeu a perna direita e o braço esquerdo, e, depois de desmobilizado, trabalhou para o Comissariado do Povo para a Educação [NARKOMPROS](1917). Strezheminski estudou Artes Plásticas nos SVOMAS/ Ateliês Livres Estatais, onde foi aluno de Kazimir Malevich (1878-1935). O artista tornou-se membro do colegiado diretor da IZO Narcomprós (v., abaixo) e trabalhou no Escritório Central de Exposições Estatais. Strzheminski participou das manifestações das vanguardas artísticas russas e suas obras participaram de várias mostras, como a VIII Exposição Estatal (Moscou) e a III Exposição Estatal (Kazam). Strzheminski viajou, junto com Katarzina Kobro (1898-1951), com quem posteriormente casou-se, e tornou-se diretor da IZO (Smolensky, 1919). O artista participou do grupo UNOVIS/ Promotores da Nova Arte, liderado por K. Malevich (Vitebsk, Ucrânia, 1921-1922). Na época, os artistas plásticos das vanguardas russas realizaram obras conjuntas nas Artes Gráficas e Publicitárias, como cartazes de propaganda da Revolução Soviética. Strzheminski e Kobro foram viver em Vilna, onde organizaram a Exposição da Nova Arte (1923), a primeira mostra do Construtivismo russo na Lituânia. A dupla de artistas mudou-se para Varsóvia, onde Strzeminski, juntamente com Henryk Stazewski e Henryk Berlewi (1894-1967) fundou o Grupo dos Oito [Blok] (1924-1926; v.), que publicou a revista Blok (1924-1929, v.). Os artistas contactaram Théo van Doesburg (1882-1931) e El Lissitsky (1890-1941) e celebraram a teoria da Mecano-Fatura, mais conhecida devido a revista que Théo van Doesburg publicou, com o pseudônimo de I. K. Bonset, a Mechano (Leiden, Holanda, 1922-1923). O grupo convidou Kazimir Malevich para proferir palestra para as vanguardas polonesas (Varsóvia, 1924). O artista russo expôs suas obras em mostra individual, na ocasião em que ele foi homenageado pelas vanguardas polonesas com banquete (Varsóvia, 1927). Strzheminski tornou-se professor e ensinou na Escola Indústrial Szczekocini (Koluzki e Brzeziny, Polônia): ele publicou o artigo B = 2, apresentando a nova arte das vanguardas polonesas. O artista fundou com Henryk Stazewisky o Grupo (Internacional) do Unismo [Unizm] (1929-1934; v.). Strzeminsky participou do grupo Praesens e organizou o Grupo A.r./ Artistas revolucionários, do qual também participaram sua esposa Katarzyna Kobro e Henryk Stazewski, entre outros. Obras do artista participaram de inúmeras mostras internacionais, inclusive as do Grupo Internacional Círculo e Quadrado [Cercle et Carré] (Paris, 1929-1931, v.), que Strzeminski ajudou T. Van Doesburg a organizar. No início da década de 1930 Strzeminsky foi viver definitivamente em Lodz (Polônia), onde ele e sua esposa fundaram o Sindicato dos Artistas e a Escola de Tipografia Moderna; ele e Kobro iniciaram o trabalho que resultou na fundação do MAM/ Museu de Arte Moderna. O artista publicou, junto com K. Kobro, várias obras teóricas, como A Composição do Espaço; Cálculos do Ritmo Espacial-Temporal e Tipografia Funcional (1933), além de publicar inúmeros artigos para várias revistas internacionais. Strzeminski faleceu em Lodz (dezembro, 1952). A obra de Strzeminski, Composição Arquitetônica 13 (1929, óleo/ tela, 90 cm x 60 cm), encontra-se reproduzida (DUROZOI, 1992); várias fotografias das capas das revistas Blok e do manifesto do Unismo que o artista lançou, encontram-se reproduzidas (RAGON, 1992). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 66. DICIONÁRIO. SEUPHOR, M. Dictionaire de la peinture abstraite: precédé d´une histoire de la peinture. Paris: Fernand Hazam, 1957. 305p.: il., p. 131. RAGON, M. Journal de l´Art Abstrait. Genève: Skira, 1992. 163p: il. p. 36.

No comments: