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Monday, June 15, 2015

BIOGRAFIA: CHARCHOUNE, Serge (1888-1957).

BIOGRAFIA: CHARCHOUNE, Serge (1888-1957). Artista plástico, pintor e editor radicado na França, Charchoune nasceu em Bougourouslan (Rússia) e morreu em Villeneuve-Saint-Georges (França). Depois que o artista se inscreveu e foi recusado pela Academia de Belas Artes (Kazam), Charchoune viajou para Moscou (1905). Depois de desertar do exército russo, Charchoune foi viver em Paris, onde frequentou várias academias livres de arte (1912). O artista seguiu os cursos de Jean Metzinger (1883-1957), Henri Le Fauconnier (1881-1946) e André de Segonzac (André Albert Marie Dunoyer de Segonzac Segonzac 1884-1974). Charchoune expôs suas obras pela primeira vez no Salão dos Artistas Independentes (1913). Durante a Primeira Guerra Mundial, Charchoune passou período exilado na Espanha (1914-1917), onde encontrou grande parte das vanguardas artísticas francesas emigradas, que se reuniam nos concorridos salões do casal Robert e a russa Sonia Terk Delaunay, que vivia em Barcelona. Na época, Charchoune criou seu conceito de Cubismo Ornamental, com manifesta influência da arte mourisca hispânica; ele expôs na sua primeira mostra individual (Paris, 1916). Quando Charchoune se associou ao movimento Dadaísta (Paris, 1920-1923), com o poeta romeno Tristan Tzara (Sami Rozenstok, 1896-1963), chamado por André Breton (1896-1966), tornou-se um dos ativistas quando expôs suas obras na livraria da rua Dauphine (1920). Charchoune posteriormente se associou ao Grupo do Purismo, liderado por Amedée Ozenfant (1886-1966) e ao arquiteto e artista multimídia suíço Le Corbusier (Charles Édouard Jeanneret, 1887-1965). Charchoune participou da mostra inaugural do grupo (1921), mas depois se afastou de todos os movimentos de vanguarda para dedicar-se somente à sua pesquisa pessoal (1929-), O artista passou a pintar ouvindo música clássica, sob inspiração da qual produziu belas Abstrações, que apresentaram inegáveis qualidades plásticas, pinturas inspiradas na música de Bach ou de Beethoven, entre outros compositores. Charchoune pintou fantasias simbólicas de inegável delicadeza nas suas modulações monocromáticas e as obras do artista se tornaram exercício espiritual, que repercutia no olhar de quem as contemplava, como um dos melhores exemplos da pintura, dita. Purista. Em meados da década de 1980, uma das Abstrações características de Charchoune, inspirada na música clássica, participou da mostra da Escola de Paris (MAM – Rio de Janeiro, c. 1985). Charchoune expôs suas pinturas em mostra individual, na Galeria da Tempestade [Der Sturm] (Berlim, 1922); obras do artista participaram de inúmeras mostras internacionais, em Barcelona, Estocolmo, Bruxelas, Nova York e Praga. O artista tornou-se membro do Grupo da Arte Concreta Círculo e Quadrado [Cercle et Carré] (1930-1932), quando suas obras participaram da 1ª Exposição Internacional do Grupo Círculo e Quadrado [1ère Exposition Internationale du Groupe Cercle et Carré] realizada na Galeria 23 (rua de La Boétie 23, Paris, 18 abril - 30 maio, 1930; v.). Charchoune expôs suas pinturas em várias mostras individuais na Galeria Creuze (Paris, 1947-1956). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: SEUPHOR, M. Dictionaire de la peinture abstraite: precédé d´une histoire de la peinture. Paris: Fernand Hazam, 1957. 305p.: il., p. 147. SEUPHOR,V M. Nouveau Dictionaire de la Peinture Moderne. Paris: Fernand Hazam, 1963. 300p.: il., p. 187. A Escola de Paris. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna - Sociedade de Amigos do Museu, sd, p. 78.

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