Translate

Sunday, June 14, 2015

BIOGRAFIA: EKSTER, Aleksandra Aleksandrovna (1882-1949).

BIOGRAFIA: EKSTER, Aleksandra Aleksandrovna (1882-1949). A artista nasceu em Belostok, na Rússia e estudou na Escola de Arte (Kiev, 1901-1903; 1906). Ekster passou a expôr suas obras nas mostras da Nova Sociedade dos Artistas (1908; 1909); no Salão Vladimir Izdebsky (1910; 1911); e nos salões da associação de artistas União da Juventude [Soyuz Molodhesi] (São Petersburgo, 1910-1914). Ekster passou longo período vivendo em Paris, onde estudou arte na Academia A Paleta, de Henri Le Fauconnier (1881-1946) e Jean Metzinger (1883-1956), quando frequentou as vanguardas francesas. Ekster tornou-se amiga de artistas como Georges Braque (1882-1962) e Pablo Picasso (1881-1972), entre outros pintores da escola Cubista; com os mesmos frequentou os cafés e a Academia de La Grande Chaumière. Por esta época (1912) outras artistas russas encontravam-se também estudando na mesma Academia A Paleta, como Lyubov Popova (1889-1924) e Nadeshda Udaltsova (1885-1961). Voltaram todas a seu país, mais ou menos na mesma época; Ekster participou ativamente das mostras do grupo vanguardista Valete de Diamantes [Bubnovy Valet], apresentando obras em conjunto com artistas das vanguardas francesas, convidados pelo grupo russo. Estas exposições promoveram intenso intercambio cultural anual entre as vanguardas (janeiro, 1912-1915). Devido aos conflitos da I Guerra Mundial, nas duas últimas mostras do grupo apresentaram-se somente artistas russos (1916; 1917). Ekster continuou expondo: no salão Tranvia V, dito, Primeira Mostra Futurista (1915); no Armazém (1916), mostra organizada por Vladimir Tatlin (1885-1953); na 5x5=25 (1921), entre outras. Ekster também participou de importantes mostras parisienses: suas obras foram incluídas nas mostras do grupo Cubista da Secção de Ouro [Section D'Or], realizada na Galerie La Boétie (30 outubro, 1911); participou do XXX Salão dos Artistas Independentes (1914); da mostra itinerante Modelos, Cenografia e Figurinos do Teatro de Câmera (Paris – Berlim, 1923); e suas obras participaram da controversa representação soviética à Bienal de Veneza (1924). Foi Ekster quem decorou o Teatro de Câmara, de Alexandre Tairov (1885-1950), inaugurado com a peça Thamira, drama de I. F. Annensky com cenografia e figurinos da artista (Moscou, 1916). Para o mesmo teatro Ekster criou cenários e figurinos para a peça Salomé (1917), de Oscar Wilde (1854-1900); ela criou os cenários e figurinos para Romeu e Julieta (1921), de William Shakespeare (batizado, 1583-1616), todas dirigidas por Alexandre Tairov. A artista realizou cenografias também para o MchAT - Teatro de Arte de Moscou. Ekster participou do movimento do Construtivismo soviético(1921-), junto com vários outros artistas como Alexandre Rodchenko (1891-1956) e Gustav Klutsis (1895-1938). Ekster ensinou Pintura e Cenografia nos SVOMAS - Ateliês Estatais Livres de Arte (1918-1920); ela desenhou pavilhões de exposições como o Izvestia TsIK, projeto conjunto com Vera Mukhina (1889-1953), que introduziu elementos de linhas dinâmicas em novos materiais. A artista criou projeto extremamente vanguardista para a Exposição da União de Todas Agriculturas, obra cuja fotografia encontra-se reproduzida (KRENS, 1992). Ekster tornou-se professora do curso bássico do VKhUTEIN - Instituto Superior de Arte e Técnica, quando ensinou Teoria da Cor (Moscou, 1920-1922). A artista emigrou difinitivamente para a França juntamente com Fedor Ozep (Fyodor Aleksandrovih Otsep, 1895-1949), e ambos criaram cenários para o filme Aelita (1924), dirigido por Yacov Alexandrovich Protazanov (1881-1945). No ocidente Ekster é considerada a mais talentosa cenógrafa russa do século XX: todos os seus cenários para teatro foram extremamente vanguardistas, despojados de qualquer enfeite elaborado, utilizando espaços amplos e formas geométricas, aproveitando de forma inteligente os espaços cênicos, integrando todo o palco na cena teatral. Ekster foi homenageada com várias mostras póstumas internacionais com Exposição Retrospectiva, na Galeria Jean Chauvelin (Paris, 1972); a individual Alexandra Exter, Judia Sóviética (Moscou, 1988). A artista participou das mostras coletivas Arte e Revolução (Tóquio e Osaka, Japão, 1982); da Os Pintores e o Teatro do Século XX (Frankfurt, Alemanha; e Avignon, França, 1986); da Futurismo e Futurismos, no Palácio Grassi (Florença, 1986), que publicou primoroso catálogo ilustrado com várias reproduções das obras cenográficas e pictóricas da artista; da exposição Rússia 1900-1930, Arte Cenográfica (1990) e Alexandra Exter e o Teatro de Câmera (1991), ambas realizadas na Galeria Electa (Milão); da A Grande Utopia: A Vanguarda Russa e Soviétia, 1915-1932 (1992), no Schirn Kunsthalle (Frankfurt, Alemanha), itinerante ao Museu Stedelijk (Amsterdã, Holanda) e ao The Solomon R. Guggenheim Museum (Nova York), que também publicou primoroso catálogo com reproduções de suas obras; e participou da mostra A Vanguarda Russa, 1905-1925, Obras-Primas dos Museus Russos [L'Avant Garde Russe, 1905-1925, Chefs d'Oeuvre des Musées du Russie], no Museu de Belas Artes (Nantes, França, 1993), itinerante à Fundação Central Hispano (Madrid, 1993), que publicou catálogo com reproduções de obras da artista. REFERÊNCIAS SELECIONADAS: CATÁLOGO. ATTI, F. C. degli; FERRETTI, Daniela (Org.). Rusia, 1900-1930, L'Arte della Scenna. Milano: Galeria Electa. Moscou: Museu Bachrusín, 1990, p. 138. HELLER, N. Women Artists: an Illustrated History. 3a ed. New York - London - Paris: Abeville, 1997, p. 125. CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.;.WEBER, J. The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. Shirn Kunsthalle, Frankfurt: 01-10 May, 1992. Stedelijk Museum, Amsterdam; Salomon R. Guggenheim Museum, New York. New York: Salomon R. Guggenheim Museum, Rizzoli, 1992, 732 p.: il., pp. 40-45. CATÁLOGO. WILLIAMS, W. J.: BESSONOVA, M.; KOSTENEVICH, A. Impressionism and Post-Impressionism. Leningrad: The Hermitage. Moscow: The Pushkin Museum of Fine Arts. Washinghton D.C.: The National Gallery of Art. New York: Hugh L. Levin, 1986. Leningrad: Aurora Art Publishers, 1986, pp. 268-288.

No comments: