Translate

Monday, June 8, 2015

BIOGRAFIA: KAKABADZE, David Nesterovich (1890-1952).

BIOGRAFIA: KAKABADZE, David Nesterovich (1890-1952). O artista plástico georgiano de múltiplos talentos foi multidisciplinar: artista gráfico, cenógrafo teatral, desenhista, educador, fotógrafo amador, pintor, professor e inventor do cinema tridimensional. Kakabadze nasceu em família de camponeses pobres, na cidade de Kukhi, no estado russo da Geórgia. O artista foi patrocinado por filantropo de sua terra natal e se formou em Ciências Naturais na Universidade de São Petersburgo (1916). Kakabadze realizou a pesquisa nas artes georgianas, nas quais se tornou especialista, e, ao mesmo tempo cursou Pintura no estúdio de Lev Evgrafovich Dmitriyev-Kavkazsky (1849-1916). Kakabadze passou breve período como professor, educador e pintor em Tiflis (hoje Tiblisi, Geórgia, Rússia). Kakabadze se tornou professor de Ciências Naturais em São Petersburgo. Na época o artista se associou à fase inicial da arte das vanguardas russas e participou do Grupo dos Mestres da Arte Analítica [MAA] (v.), formado em torno de Pavel Filonov (1882-1941). Kakabadze assinou o manifesto O acabamento dos quadros manifesto do ateliê íntimo de desenho e pintura (São Petersburgo, março, 1914). Kakabadze viajou para a França, onde viveu muitos anos (1919-1926): ele expôs regularmente no Salão dos Artistas Independentes. Kakabadze, que atuou na arte das vanguardas francesas expôs em mostras conjuntas com outros georgianos como Lado Gudiashvili (Vladimir Davidovich Gudiashvili, 1869-1929), artista posteriormente associado ao Surrealismo; e Shalva Gerasimovich Kikodze (1894-1921). Nesse primeiro período de sua obra as pinturas mais destacadas de Kakabadze foram as paisagens da província de Imereti, sua região natal. Durante os anos que viveu em Paris, Kakabadze foi atraído pelo que chamou de Pintura Subjetiva: o artista dedicou-se a aprender a técnica da colagem, usando ocasionalmente nas obras pictóricas colagens de espelhos, metal, entre outros materiais como vidro colorido de vitral associados à tinta. Na verdade, esse foi o desenvolvimento pessoal da Colagem do Cubismo (v.), escola pela qual o georgiano foi influenciado. Em meados da década de 1920 Kakabadze rejeitou essa influência e passou a se dedicar à Pintura e Escultura Abstrata. Nas suas obras Kakabadze combinou interpretações pessoais da arte da vanguarda européia com a tradição nacional georgiana; o artista pintou paisagens decorativas monumentais, inclusive industriais. Depois que voltou a viver na Geórgia (1927-), Kakabadze se tornou professor da Academia de Belas Artes (1928-1948). No começo da década de 1930 o artista colaborou com o conhecido diretor teatral Kote Marianishvili, e criou muitos cenários teatrais para o Teatro Marianishvili (Kutaisi, Geórgia). No seu período parisiense Kakabadze proferiu palestras e se interessou pela Arte Cinética (v.), presente nas vanguardas francesas através das pesquisas de Marcel Duchamp. Kakabadze construiu a câmera cinematográfica que produzia a ilusão de relevo: com este artefato o artista se tornou um dos pioneiros do cinema tridimensional (Paris, 1923). Posteriormente Kakabadze produziu o documentário Os Antigos Monumentos da Georgia (1931). Várias obras vanguardistas de David Kakabadze pertencem ao acervo do Museu de Tiflis; algumas de suas obras foram adquiridas pela Sociedade Anônima, organizada por Katherine Dreier (1877-1952), pinturas que pertencem aos acervos de museus norte-americanos (v. biografia no Blog http://arteamericanandevanguarda.blogspot.com). REFERÊNCIAS SELECIONADAS: SEUPHOR, M. Dictionaire de la peinture abstraite: precédé d´une histoire de la peinture. Paris: Fernand Hazam, 1957, p. 100. 305p.: il. David Kakabadze. From Wikipedia, the free encyclopedia. 01 maio, 2009. Disponível: Acesso: 11 nov., 2009. INTERNET. Russian Art and Books. © Helix Art Center 2009 powered by bibliopolis terms, Imperial, Soviet and Emigrant Paintings. Personalia. Pages 01-26. Disponível: Acesso: 15 nov., 2009.

No comments: