BIOGRAFIA: BALANCHINE, George, Georgy Melinovitch Balanchivadze (1904-1983). Primeira parte.
Balanchine estudou Piano avançado, Teoria Musical, Contraponto, Harmonia e Composição no Conservatório Musical de Petrogrado, onde se graduou (1923), enquanto trabalhava para o Teatro Estatal Acadêmico da Ópera e Ballet. (1923-1924). Aos dezoito anos de idade Balanchine se casou com a bailarina Tamara Geva, de quinze anos de idade (1922). Ainda bem jovem Balanchine coreografou seu primeiro trabalho, o Pas-de-deux do balé A Noite [La Nuit] (1920), com música de Anton Rubinstein. Seguiu-se o dueto, Enigma, dançado com pés descalços.
Balanchine formou com seus colegas o pequeno grupo, chamado de Balé Jovem (1923); no entanto, as obras coreográficas experimentais do grupo foram arrojadas demais para as autoridades proletárias do novo governo soviético, que encorajaram seu desmantelamento. Na turnê a Prússia, realizada com os ditos, Dançarinos Estatais Soviéticos, os bailarinos Tamara Geva, Alexandra Danilova e Nicholas Efimov desertaram e voaram para Paris. (1924). O grupo todo foi absorvido pelos Ballets Russes de S. P. Diaghilev; Balanchine se tornou o Maître de Ballet e Coreógrafo da companhia. Neste período. até o final dos Ballets Russes, Balanchine criou nove coreografias para os balé encenados pelo grupo: reencenação de O Rouxinol, renomeado de O Canto do Rouxinol [Le Chant du Rossignol] (1925); João na Caixa [Jack in the Box], Pastoral [Pastorale] e Baraban (1926); A Gata [La Chatte] e O Triunfo de Netuno [Le Thriomphe de Neptune] (1927); Apolo [Apollon] (1928); O Filho Pródigo [Le Fils Prodigue] e O Baile [Le Bal] (1929).
Balanchine se divorciou de Tamara Geva e viveu com uma das mais belas bailarinas dos Ballets Russes, Alexandra Danilova, cuja fotografia se encontra reproduzida (SHEAD, 1983). O relacionamento durou poucos anos; quando a companhia dos Ballets Russes encerrou suas atividades devido a morte de seu mentor, Sergey Diaghilev (1872-1929), Balanchine passou a coreografar em Londres as Revistas de Cochan [Cochran Revues]. Em seguida o professor, bailarino e coreógrafo foi contratado como Maître de Ballet, convidado pelo Balé Real Dinamarquês [Royal Danish Ballet] (Copenhagen).
No comments:
Post a Comment