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Monday, January 13, 2014

1904-1942-ARTE GRÁFICA RUSSA E SOVIÉTICA (Rússia).

 

ARTE GRÁFICA RUSSA E SOVIÉTICA (Rússia, c. 1904-1942).


 
As Artes Gráficas russas e soviéticas se tornaram marcantes, especialmente depois da Revolução Russa, pois foram instrumento de divulgação da nova política proletária (1917-1942). No começo do século XX artista como Kasemir Malevich (1878-1935) criou desenhos; e escritor, como V. V. Maiakovsky (1893-1930), criou textos, quando trabalharam em conjunto na criação de cartazes. Outros artistas de vanguarda se destacaram nas Artes Gráficas soviéticas como Gustav Klutsis (1895-1938), aluno de Malevich, que criou cartazes com tipografia original além de projetos da dita, Agitação-Propagandística [Agit.-Prop.], juntamente com sua esposa, a artista plástica Valentina Kulagina-Klutsis (1902-1987). O artista criou o cartaz para o IV Congresso da III Internacional, além de cartaz para a festa do V Aniversário da Revolução Russa (1922). Na mesma época Klutsis tornou-se colaborador da revista de cinema e fotografia Kino Fot (Cine Foto, 1922), editada por Aleksey Gan (1893-1940).

 
 

A técnica da Fotomontagem também foi muito utilizada nas Artes Gráficas soviéticas, a partir de sua primeira aplicação por Aleksandr Rodchenko. Foi criação de Gustav Klutsis a primeira aplicação da técnica de Fotomontagem em cartões postais; o artista participou do congresso FIFO - Filme e Foto (Stuttgart, 1929), e da Exposicão de Fotomontagens (Berlim, 1931). Obras de Klutsis participaram da mostra internacional A Arte do Livro (Paris); várias de suas obras gráficas participaram de mostras russas e européias, itinerantes à Bélgica, Itália e Inglaterra. O artista foi consultor e organizador do estande soviético na Exposição Internacional de Artes e Técnicas, dita, Exposição Universal (Paris, 1937).




Outro artista russo reconhecido nas Artes Gráficas soviéticas foi Alexander Deineka (1899-1969), que estudou na Academia de Artes de Kharkov, cidade onde nasceu e nas VChUTEMAS (Moscou, 1921-1924). O artista se tornou desenhista e ilustrador para publicações da época: ele desenhou cartazes, dentro da estética figurativa simplificada, que projetaram-no nas Artes Gráficas socialistas soviéticas. Os temas principais da arte de Deineka foram as fábricas, o trabalho operário, a juventude russa e os esportes. Várias de suas obras gráficas participaram da mostra com curadoria de Evandro Salles, Gráfica Utópica. Arte Gráfica Russa 1904-1942, como a obra Trabalhar e construir sem se lamentar (litografia, 102 cm x 73 cm, s.d., no acervo do Museu Central Estatal da História Contemporânea Russa), que se encontra reproduzido no catálogo da exposição. Outros artistas como os irmãos Sternberg, Vladimir (1899-1982) e Georgy (1900-1933), participaram com cartazes na mostra citada, realizada no CCBB (Rio de Janeiro, 2002).



 
Outros artistas destacados nas Artes Gráficas soviéticas, especialmente marcante nos cartazes para cinema foram os irmãos Sternberg, colaboradores da revista Lef - Frente Esquerdista das Artes (Moscou, 1923-1925), editada por V. Maiakovski juntamente com Várvara Stepanova (1894-1958) e Aleksander Rodchenko (1891-1956). Os Sternberg desenharam inúmeros cartazes para cinema (1923-) e participaram da Primeira Mostra-Debate da Associação de Arte Ativa e Revolucionária (1924), do grupo dos Construtivistas; da Exposição Internacional das Artes Decorativas e Industriais Modernas, dita, Exposição Universal (Paris, 1925). Obras gráficas dos irmãos Sternberg participaram das exposições internacionais do congresso FIFO - Filme e Foto [FIFO/ Film und Foto] (Stuttgart, 1929) e da mostra Fotomontagem (Berlim, 1931). A obra conjunta dos irmãos Sternberg, o cartaz para o filme de Dziga Vertov, O Décimo-Primeiro Ano (1928), se encontra reproduzido (LECLANCHE-BOULÉ, 1991).


 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

 

 

DICIONÁRIO. DUROZOI, G. Dictionaire de l'art moderne et contemporain. Sous la direction de Gérard Durozoi. Paris: Fernand Hazam, 1992. 676p.: Il, p. 594.



 

LECLANCHE-BOULÉ, C. Le Construtivisme Russe: typographies et photomontages. Documentation Marc Martin-Malburet. Paris: Flammarion, 1991. 173p.: il., retrs., pp. 45.

1 comment:

Gráfica Descontão said...

Muito interessante, parabéns pelo artigo e o blog